Centro Juvenil abre inscrições para oficinas de programação

estudante computador
A cam­panha na­ci­onal #Me­ni­nas­Po­dem­Pro­gramar chega a Sal­vador ofe­re­cendo ofi­cinas tec­no­ló­gicas de pro­gra­mação a me­ninas e mu­lheres entre 13 e 29 anos. Entre os es­paços onde serão ofe­re­cidas as ofi­cinas, está o Centro Ju­venil de Ci­ência e Cul­tura, uni­dade da rede es­ta­dual, que fun­ciona no Co­légio Es­ta­dual da Bahia (Co­légio Cen­tral), no bairro de Na­zaré. As in­te­res­sadas podem se ins­crever, gra­tui­ta­mente, no Centro Ju­venil, até o dia 20 de abril, mu­nidas de RG e CPF. A ação é uma ini­ci­a­tiva da Mi­cro­soft, por meio do Co­mitê para De­mo­cra­ti­zação da In­for­má­tica (CDI), uma or­ga­ni­zação so­cial vol­tada para em­po­de­ra­mento di­gital.
De acordo com Carla Al­meida, di­re­tora do Centro Ju­venil de Sal­vador, as me­ninas e mu­lheres podem es­co­lher o dia em que de­seja fazer a ofi­cina. “Aqui no Centro Ju­venil, as ofi­cinas acon­tecem entre 25 e 28 de abril, serão ofe­re­cidas 60 vagas por dia, nos três turnos, e não é pre­ciso ter um co­nhe­ci­mento prévio sobre pro­gra­mação para par­ti­cipar”, ex­plica. Ela acres­centa que a par­ceria do CDI com o Centro Ju­venil se deve pelo tra­balho e re­co­nhe­ci­mento do Centro. “O Centro Ju­venil já de­sen­volve dentro das suas ofi­cinas um tra­balho de po­pu­la­ri­zação de pro­gra­mação”, diz.
A ini­ci­a­tiva para a cam­panha #Me­ni­nas­Po­dem­Pro­gramar teve inicio no mês de março, em co­me­mo­ração ao dia da mu­lher. Paula Silva, co­or­de­na­dora de pro­jetos do CDI, ex­plica que a ofi­cina é sim­ples e busca des­pertar nas jo­vens o in­te­resse pela pro­gra­mação. “Elas co­nhecem sobre pro­gra­mação por meio dos jogos “Frozen” e Mi­ne­craft”. É uma forma de elas se in­te­res­sarem por este tipo de tec­no­logia”, in­forma. As me­ninas e jo­vens par­ti­ci­pantes que con­cluírem todas as etapas da ofi­cina re­cebem um cer­ti­fi­cado de re­co­nhe­ci­mento in­ter­na­ci­onal.
Além do Centro Ju­venil de Ci­ência e Cul­tura, as ofi­cinas também acon­tecem no Ins­ti­tuto Fe­deral de Edu­cação, Ci­ência e Tec­no­logia da Bahia (IFBA), na As­so­ci­ação de Pais, Amigos e Pes­soas com De­fi­ci­ência (APABB), As­so­ci­ação de Pais e Amigos dos Ex­cep­ci­o­nais (APAE), e em es­paços par­ceiros do CDI nos bairros de Pa­ripe, Bairro da Paz e Boca do Rio.
Fonte: Ascom SEC bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo