Estudantes criam viveiro de mudas e promovem a conscientização ambiental

conscientizacao-1

Os estudantes do Colégio Estadual Coronel Dias Coelho, localizado em Morro do Chapéu, a 458 km de Salvador, foram além dos conteúdos das aulas de Geografia e Meio Ambiente. Unindo a teoria à pratica, eles aprenderam a produzir mudas de árvores frutíferas e hortaliças e, se mobilizaram no sábado (19/03), para implantar um viveiro de mudas e um jardim, com o intuito de ampliar o espaço destinado às aulas de campo.

Foto: Acervo Pessoal
A execução da atividade contou com a colaboração de voluntários da comunidade, ex-alunos e pais. Com materiais de baixo custo, como madeiras, pneus e telas, reaproveitadas da própria unidade escolar, os estudantes desenvolveram um espaço dedicado à criação de hortaliças e plantas ornamentais e frutíferas, a exemplo de jameleiro, tangerineira e mangueira.

Eduarda Ferreira de Oliveira, 12 anos, estudante do 7º ano, conta que foi muito importante participar dessas ações porque ampliou os seus conhecimentos. “Gostei muito de aprender a plantar, conhecer os tipos de solo e a cultivar uma horta e jardim”, afirma, alertando: “devemos cuidar melhor do meio ambiente”.

De acordo com o professor de Geografia e Meio Ambiente, Armanildo Figueredo da Silva, as mudas serão doadas para os moradores locais para serem plantadas nos quintais de suas casas e em locais apropriados. “Essa ação visa sensibilizar os estudantes e moradores locais ao promover a ação voluntária através da conscientização ambiental, aproximando ainda mais a comunidade do ambiente escolar”, destaca o educador.

O professor também informa que, como reflexo da conscientização, os estudantes estão montando um banco de sementes orgânicas doadas pelos próprios alunos. Na horta montada no local são cultivados alimentos como beterraba, alface, coentro, cenoura e couve, que são utilizados como complemento da merenda escolar.

Fonte: Ascom SEC/BA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo