Receita espera receber 1,18 mi de declarações do IRPF na BA

IR2016

A Receita Federal estima que 1,180 milhão de contribuintes baianos entreguem este ano a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. São cerca de 28 mil contribuintes a mais obrigados a prestar as informações ao Fisco no estado em comparação ao ano passado. O prazo para envio começa nesta terça-feira, 1º, em todo o país, estendendo-se até 29 de abril.

Devem declarar todos os cidadãos que acumularam no ano passado rendimentos superiores a R$ 28.123,91. É preciso preencher e enviar os dados por meio do site do órgão:www.receita.fazenda.gov.br.

Segundo o auditor Adilson Matos, da 5ª Região Fiscal, que abrange a Bahia e Sergipe, os contribuintes baianos vêm avançando a cada ano na familiaridade com o sistema de declaração, dado que é comprovado pela redução significativa do número de declarações retidas na malha fina, por conta de inconsistências: em 2015, foram 27.364 contribuintes nessa situação, contra 45.723 do ano anterior.

“O programa é todo autoexplicativo, e, às vezes, o contribuinte peca em pequenos detalhes de preenchimento, como a troca de um número do CNPJ de uma empresa que lhe prestou serviço”, disse.

Mudanças

Este ano, o contribuinte deve ficar ainda mais atento, sobretudo para três mudanças no sistema da declaração: a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14  anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos); a  obrigatoriedade para os profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia de informar o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global) e o  botão “entrega da declaração”, que executará agora três funções (verificar as pendências, fazer a gravação e transmitir a declaração) ao mesmo tempo.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Antônio Nogueira, frisa que as mudanças atingem em cheio, por exemplo, os contribuintes que tentavam burlar o Leão do IR lançando informações de despesas de saúde. “Agora, a Receita receberá das empresas das clínicas e hospitais os valores recebidos por cada cliente/paciente, permitindo o cruzamento de dados”.

Ele  concorda que o programa vem  adotando, ao longo dos anos, novas  tecnologias que vêm simplificando a declaração, enquanto, por outro lado, amplia o cruzamento de dados pelo Fisco, levando muitas vezes o contribuinte à malha, mesmo quando ele não age de má-fé.

A TARDE e o CRC vão tirar dúvidas dos contribuintes

A partir da próxima segunda-feira, A TARDE começa a tirar dúvidas dos leitores sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Pelo oitavo ano consecutivo, os contribuintes poderão enviar perguntas para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Antônio Nogueira, usando o e-mail economia@grupoatarde.com.br.

“É uma seção que já se consolidou  como um serviço de utilidade pública prestado pelo jornal que é um dos mais respeitados do Norte e Nordeste, o que assegura ainda mais credibilidade a esta parceria de quase dez anos”, diz Nogueira. Os esclarecimentos também são publicados no portal  e no jornal Massa.

Segundo Nogueira, a maioria das dúvidas nos anos anteriores foi relativa à declaração de bens. Os contribuintes também sempre querem dicas sobre opções mais vantajosas para declarar quando envolvem os demais membros da família. “Às vezes, fico até tarde, não apenas respondendo aos questionamentos, mas também buscando conciliar a resposta para perguntas para casos semelhantes”.

O especialista recomenda, por exemplo, a consulta a um contador por parte dos contribuintes que movimentaram ganhos de capital, como a venda de bens.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo