Na contramão da política tradicional, programa de governo da Rede Sustentabilidade propõe extinção de secretaria e cargos de confiança da Prefeitura de Alagoinhas

REDE REUNIÃO 14 DE FEVEREIRO DE 2016

A direção local da Rede Sustentabilidade reuniu hoje, no Hotel Kasagrande, militantes de diversos segmentos da sociedade alagoinhense com objetivo de discutir propostas que serão inseridas no programa de governo.

Em fase inicial de elaboração, o documento que balizará a campanha de Radiovaldo Costa à Prefeitura de Alagoinhas já tem alguns itens definidos: extinção da Secretaria de Relações Institucionais, de todos os cargos de subsecretários municipais, assessores técnicos e eliminação de 20% dos cargos comissionados.

Atualmente, a administração pública tem 308 cargos comissionados, sendo 277 na prefeitura e 31 no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Outra proposta debatida visa garantir o mínimo de 30% de mulheres na gestão das secretarias municipais.  Com a aprovação dos presentes, o item será incluído no programa de governo.

A eliminação do nepotismo também foi aprovada. Parentes até segundo grau de secretários municipais e de outros ocupantes de cargos comissionados não serão nomeados. O objetivo é evitar que a Prefeitura de Alagoinhas seja a mantenedora de famílias inteiras, que retiram o sustento do erário. 

Diminuir o montante direcionado para o custeio da máquina pública é outro item do programa de governo, que será atingido com a extinção de 20% dos cargos comissionados. A projeção é economizar R$ 10 milhões em quatro anos de administração.

Secretarias

As atribuições da Secretaria de Relações Institucionais serão absorvidas pela Secretaria de Governo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na proposta da Rede Sustentabilidade, será Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego.

As ações ambientais passam para a Secretaria de Agricultura. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) também terá novas atribuições com a denominação de Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude.

A Central de Abastecimento será transformada em superintendência, com autonomia administrativa e financeira.

A Guarda Municipal integrará a Secretaria Municipal de Segurança Pública, instância da Prefeitura de Alagoinhas que manterá diálogo com a Polícia Militar e a Polícia Civil visando conjugar esforços para enfrentar a criminalidade.

Outra definição da Rede Sustentabilidade indica que o (a) futuro (a) secretário (a) de Educação será funcionário (a) efetivo (a) da Prefeitura de Alagoinhas. “Não dá para transformar em moeda política um cargo tão importante para o futuro das crianças que frequentam as escolas municipais”, salientou o pré-candidato do partido.

Os debates e as reuniões com outros segmentos sociais prosseguirão. “Acreditamos que encontros com no máximo 100 pessoas são mais produtivos e por isso pretendemos fazer muitos eventos objetivando dialogar com a sociedade”, afirmou Radiovaldo Costa, acrescentando “que todos têm oportunidade de sugerir, criticar e apresentar ideias inovadoras capazes de estabelecer um programa de governo voltado para os interesses sociais”.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo