11ª Rodada da ANP tem recorde de arrecadação e Alagoinhas terá investimentos de empresas vencedoras – Exclusiva

Com objetivo de obter informações específicas sobre  o leilão de áreas de petróleo e gás para Alagoinhas e municípios circunvizinhos, o site fez contato com a Assessoria de Imprensa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) na manhã desta quarta-feira.

A ANP alcançou grande sucesso no leilão de ontem e as empresas vencedores deverão investir  consideráveis recursos nas atividades de exploração de petróleo e gás natural na região.

1) Quais empresas ganharam os leilões dos blocos de Alagoinhas e região (Bacia de Tucano Sul e do Recôncavo)?
Segue tabela com os resultados das bacias do Recôncavo e de Tucano Sul. (ver abaixo)

resultados-tucano-e-reconcavo (1)

2) Quais os valores arrecadados pela ANP?
A 11ª Rodada da ANP teve recorde em arrecadação de bônus de assinatura (valor pago pelas empresas na assinatura do contrato), R$ 2,8 bilhões. O ágio de 797,81% também foi recorde, assim como a previsão de investimentos do Programa Exploratório Mínimo a ser cumprido pelas empresas vencedoras que é de R$ 6,9 bilhões. A área arrematada foi de 100,3 mil Km2 dos 155,8 mil Km2 quadrados ofertados. Ao todo, 39 empresas de 12 países participaram, das quais 30 foram vencedoras, sendo 12 nacionais e 18 de origem estrangeira: Austrália (1), Bermudas (1), Canadá (4), Colômbia (2), Espanha (1), Estados Unidos (2), França (1), Guernesei (1), Noruega (1), Portugal (1), Reino Unido (3).

Foram arrematados 142 dos 289 blocos oferecidos em 23 setores distribuídos em 11 bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano Sul. 

3) O leilão foi para gás e petróleo ou para apenas um dos dois?
O leilão ofereceu áreas com potencial para petróleo e gás natural.

4) Quais os investimentos previstos para a região e especificamente para Alagoinhas?
Os investimentos terão início a partir da assinatura do contrato, prevista para agosto deste ano, e dependem das diferentes etapas do contrato. O objetivo da 11ª Rodada é promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda. A oferta de áreas em diversos estados brasileiros contribuirá para a redução das desigualdades a partir da descentralização da produção de petróleo e gás no país, incentivando o crescimento da indústria petrolífera em regiões em que este segmento é inexistente ou incipiente.

5) Dos 36 campos vendidos na Bahia quantos estão em Alagoinhas e cidades próximas – Catu, Entre Rios, Araçás?
Segue mapa com os municípios onde estão situados os blocos das bacias do Recôncavo e de Tucano Sul incluídos na rodada.

 

Mapa Tucano e Recôncavo

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo