Visualize US$ 15 trilhões de comércio internacional em 3D

MAPA DE COMÉRCIO

Como visualizar os US$ 15 trilhões movimentados por ano pelocomércio internacional?

Foi este o desafio encarado por Owen Cornec e Romain Vuillemot, especialistas em visualização de dados do Centro para o Desenvolvimento Internacional da universidade americana de Harvard.

Eles criaram o Globo de Complexidade Econômica, uma ferramenta com mapas interativos e dinâmicos em três dimensões e que também monta gráficos e diagramas.

É possível pular para ver as exportações de países específicos e até 1.500 pontos são movimentados ao mesmo tempo, identificando 800 produtos entre 15 setores com cores diferentes.

“O Globo permite que os usuários vejam quais partes do mundo ainda estão exportando commodities agrícolas versus aquelas que partiram em direção a maquinário e produtos mais complexos, tudo com animações espetaculares”, diz Marcela Escobari, diretora-executiva do Centro.

O Brasil tem a economia mais fechada do G-20, segundo estudo recente da Câmara de Comércio Mundial. As exportações são apenas cerca de 12% do nosso PIB, contra 24% na Índia e 32% na Espanha.

É por isso que a desvalorização forte do real, apesar de ajudar na competitividade, não tem força para alavancar o crescimento da economia.

Além disso, nossa pauta de exportações é dominada por produtos primários e commodities cujos preços tiveram queda acentuada, em grande parte por causa do enfraquecimento da demanda chinesa.

Não é preciso de nenhum software ou plugin para explorar os mapas, basta entrar no site.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo