Educação inclusiva é tema de encontro em Alagoinhas

Técnicos da Secretaria da Educação (SEDUC), da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), famílias e alunos das escolas Murilo Cavalcanti, Irene Andrade, Nova Esperança, Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) e instituições como Pestalozzi e APAE, além de representantes do Núcleo de Educação Inclusiva da Prefeitura de Inhambupe, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 03, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores de Alagoinhas.

Segundo a secretária da SEDUC Lúcia Almeida, a gestão vem trabalhando e atuando para garantir os direitos dos alunos com deficiência no município. “O direito à acessibilidade, à matrícula, à assistência social. O prefeito Paulo Cezar é um gestor sensível a essa luta e que se coloca sempre à disposição a fim de assegurar esses direitos tantos aos alunos quanto às famílias”, explicou a secretária.

A Prefeitura, por meio da SEDUC, oferece cursos aos professores da Rede Municipal de Ensino e busca atender as unidades educacionais com material didático, profissionais qualificados e equipamentos apropriados para minimizar as dificuldades que os alunos com deficiência enfrentam.

Ainda de acordo com a gestora da Educação, a Rede conta hoje com um grupo de professores especializados, com qualificação em Libras e outros segmentos. “São professores que se dedicam à causa e buscam com o aprendizado adquirido lidar com essas questões nas unidades escolares”, disse a secretária.

A programação também incluiu roda de capoeira e apresentações culturais realizadas pelas instituições APAE, Pestalozzi e Escola Nova Esperança. Mesas redondas debateram temas como: Sexualidade pela psicóloga Jandira Dantas; Destigmatização da Sociedade pela assistente social da SEDUC Caroline Macedo; Cuidar cuidando ministrada pelo psicólogo e coordenador do CAPS III Moacir Lira; A Importância do suporte jurídico para a família com o advogado Sérgio Correia e CAD Único/NIS pela assistente social Maria Núbia Silva e pelo diretor de Inclusão Social da SEMAS Rogério Alves.

A coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva Ana Maria Silva também apresentou a atuação e os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo no município.

Fonte: SECOM PMA/Fotos: Amilton André 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo