Sessão marcará centenário de Fernando Sant’Anna, ex-deputado constituinte

FS DEPUTADO CONSTITUINTE

Nesta quarta-feira (23), o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) recebeu a visita, em seu gabinete na Assembleia, de Gilka Sant’anna, viúva do ex-deputado federal Fernando Sant’anna, que completaria cem anos em outubro deste ano. Joseildo é o autor da Sessão Especial que irá comemorar o centenário do comunista que marcou a política baiana da década de 50 até sua morte, aos 96 anos, em 2012. A Sessão Especial será realizada no dia 01 de outubro, às 15h, no plenário da Assembleia.

Para Joseildo, que chegou a conhecê-lo ainda na juventude, quando o então político frequentava a casa de seu pai, ferroviário em Alagoinhas, a homenagem é uma forma singela de celebrar a altivez do político e do ser humano que Fernando sempre foi. “Um político nato, de convicções firmes e que sempre pautou sua vida pública na defesa da democracia, da justiça social e dos interesses do país”, destacou Joseildo.

Nascido em 1915, no município de Irará, Fernando foi referência na formação de uma geração de políticos da esquerda baiana. Era Engenheiro Civil e destacou-se como importante liderança do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Lutou contra a ditadura militar e foi um dos primeiros opositores cassados pelo regime. Antes, atuou como um dos principais articuladores da campanha “O Petróleo é Nosso”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo