Aula inaugural ministrada pela professora Iraci Gama comemora 41 anos do curso de Letras em Alagoinhas

Amanhã, 18 de Março, o curso de Letras de Alagoinhas estará dando início às atividades do primeiro semestre letivo do ano de 2013, para o que o Colegiado de Letras preparou uma programação especial para recepcionar os estudantes.

Esse trabalho começou antes, com a discussão entre os docentes, sobre o planejamento das ações, integração da áreas, relação com a comunidade projeto de pesquisa, ensino e extensão.

Desde 1972, Alagoinhas e região tem o privilégio de contar com um curso de Letras que tinha duas habilitações: Português e Francês e, a partir de 1974, a habilitação em Inglês.

São, portanto, 41 anos de vida distribuídos entre a FFPA – Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas e o Departamento II da UNEB- Universidade do Estado da Bahia.

A primeira funcionou até 1997, quando foi extinta pela Lei 7.176/97, período em que desenvolveu atividades educacionais e culturais com influência e definitivos, como a reativação da Biblioteca Pública Municipal de Alagoinhas, a criação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a existência do Campus Universitário de Alagoinhas, a realização/coordenação da Encontros de Cultura, a criação da Casa da Cultura, dentre outros elementos.

O Colegiado convidou a professora Iraci Gama para fazer a aula inaugural, nesse dia 18, a partir das 14 horas, no auditório do Campus II da UNEB e ela vai falar sobre esse curso de Letras que é seu espaço de atuação profissional desde 1976. São portanto, 37 anos de convivência, participação, realizações, alegrias e perspectivas de um futuro promissor para a comunidade local/regional e brasileira, em tese.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo