Produção industrial encolhe 6,3% no 1º semestre, aponta IBGE

A produção industrial voltou a encolher em junho e acumulou queda de 6,3% no primeiro semestre do ano, apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de junho, o recuo foi de 0,3% ante maio, na série com ajuste sazonal e dentro das expectativas dos analistas. Já em relação a junho de 2014, a queda foi de 3,2%, a 16ª taxa negativa consecutiva – uma marca inédita na série do IBGE, iniciada em 2002. Apesar disso, o recuo foi menos intenso do que os observados em abril (-7,9%) e maio (-8,9%).

Segundo o instituto, a produção recuou em 15 das 24 atividades na comparação entre junho e maio. Os principais impactos negativos vieram, respectivamente, de máquinas e equipamentos, equipamentos de informática e veículos automotores, reboques e carrocerias. 

Do lado positivo, tiveram aumento na produção os setores de bebidas (+3,6%), produtos alimentícios (+3,0%) e perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (+1,7%). ​

Já pela ótica das grandes categorias econômicas, o IBGE destaca a queda da indústria de bens de capital, que produziu 3,3% menos em junho ante maio. Já na comparação com junho de 2014, o indicador mostrou recuo de 17,2%. No acumulado do ano, por sua vez, houve queda de 20%.

Fonte: O Estado de São Paulo

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo