Empregabilidade será discutida em audiência pública na Câmara de Vereadores de Alagoinhas

ITAIPAVA

Os vereadores José Cleto e Radiovaldo Costa realizam amanhã (21), a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas, audiência pública para discutir questões relativas à empregabilidade no município.

Segundo Costa, a industrialização não tem aberto postos de trabalho para os alagoinhenses, ao contrário do que se esperava. “Não é uma coisa nova, mas que está acontecendo na maioria das empresas”, salienta.

Ele afirma que trabalhadores de Catu, Camaçari e Feira de Santana têm grande espaço nas indústrias de bebidas instaladas em Alagoinhas. “A Itaipava, por exemplo, banca o transporte de operários e diariamente cinco ônibus fazem o trajeto Alagoinhas/Feira de Santana, demonstrando que as oportunidades para os alagoinhenses não são prioritárias para as empresas”, reforça.

O petista credita este descompromisso à visão, oriunda do passado, que atribuía aos trabalhadores de Alagoinhas uma série de questões “negativas” sob a ótica do capital, a exemplo de ingressar na Justiça do Trabalho para fazer valer seus direitos.  

A ISM e a Latapack-Ball também contratam operários de outras cidades e até de outros estados.

As empresas terceirizadas da Petrobras, dentro desta mesma visão distorcida, optam por contratar trabalhadores de Catu, mesmo atuando em território de Alagoinhas, excluindo os operários locais das oportunidades.

Os dois vereadores convidaram representantes da Prefeitura de Alagoinhas, das empresas instaladas no município, da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e dos sindicatos dos trabalhadores. “A questão é importante e por isso, mesmo no recesso do legislativo, decidimos realizar a audiência pública”, finaliza Radiovaldo. 

Foto: Tribuna da Bahia.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo