Hospital Couto Maia combate doenças infectocontagiosas há 162 anos

HOSPITAL COUTO MAIA

O Hospital Couto Maia, referência no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, completou 162 anos nesta quinta-feira (9). Construída em Monte Serrat, bairro de Salvador, a instituição é uma importante unidade de saúde dedicada ao combate de epidemias ao longo da história. Segundo a diretora-médica, Ana Verônica Mascarenhas, o hospital foi pensado estrategicamente para evitar que doenças fossem trazidas pelos viajantes que chegavam à cidade em navios. “O Couto Maia surgiu por causa da necessidade de um hospital de isolamento para pessoas que tinham febre proveniente de doenças contagiosas, como a febre amarela. O local foi escolhido por ser próximo ao mar, alto e arejado. Era o lugar ideal para receber os pacientes que chegavam à cidade em navios. As pessoas eram examinadas e as que apresentavam suspeita, em relação às doenças, ficavam de quarentena internadas aqui”, explica a diretora-médica.

Hoje cerca de 500 profissionais formam a equipe médica responsável por atender até dois mil pacientes por mês. O Couto Maia é o único na Bahia especializado no tratamento de doenças como meningite, tétano e leptospirose, e tem o vírus HIV como principal causa de internações. “O hospital ainda é um dos mais procurados pela população. Muitas vezes também recebemos pacientes de outras unidades. Atualmente registramos que 60% dos nossos pacientes são portadores do vírus HIV. Nós os acolhemos e fazemos todo o acompanhamento”, afirma Ana Verônica.

Estrutura

O hospital é divido em três pavilhões. Fazem parte da estrutura física 101 leitos, entre os quais, seis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 30 pediátricos, além de ambulatórios para pessoas com HIV, para neuroinfectologia e para assistência a pacientes com hanseníase. A educação tem espaço garantido nas instalações da unidade.

Em um edifício-anexo funciona o Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP), onde estudantes de Medicina e médicos residentes têm a oportunidade de aprimorar os conhecimentos. O hospital também abriga o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), onde são disponibilizadas vacinas especiais que não constam na Rede Básica de Saúde como oferta. Para ter acesso à medicação, os pacientes precisam de recomendação médica. Os portadores de anemia falciforme são os que mais procuram vacinas no local.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo da Bahia – Foto: Elói Corrêa/GOVBA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo