Falta de acordo entre vereadores impede aprovação de projeto que garante abono a professores de Alagoinhas

LUCIANO SÉRGIO ALAGOINHAS

O vereador Luciano Sérgio (PT) pediu, na sessão de ontem, vistas ao projeto do Executivo que garante o pagamento dos salários de professores e pedagogos dentro do novo piso nacional, tirando de pauta um tema que para muitos já era dado como certa a sua aprovação. O projeto, discutido na tarde desta terça-feira (24), visa garantir o piso nacional de R$ 1.917,78 que já está sendo pago desde janeiro e será pago até abril. Em maio, data-base da categoria, será apreciado um projeto que garante o aumento salarial da categoria.

Tudo começou quando o presidente da Casa, vereador Roberto Torres, colocou o projeto em votação. Membros da bancada de situação alegaram que não tinham conhecimento do ingresso da matéria na ordem do dia, gerando controvérsias entre os demais pares.

Em seguida, o vereador Radiovaldo Costa (PT) disse que a classe dos professores não estava satisfeita com o percentual de 13,01%, justificado no projeto como um abano necessário à equiparação aos salários do piso nacional da classe. Segundo o petista o abono não é incorporado ao salário e, em caso de aposentadoria, o professor sairá perdendo, pois ficará com um salário menor, bem como nos demais benefícios.

O líder do governo na Casa, vereador Gilson Guimarães, explicou os detalhes do projeto, que ele já estava na Câmara há mais de 20 dias, e que na data-base da categoria um novo projeto seria apreciado, desta vez, com as garantias de um aumento salarial.

O presidente da Casa ainda tentou argumentar que em recente encontro com os professores, o prefeito da cidade havia abordado o assunto, sem ter havido nenhuma manifestação contrária.

Diante do impasse, o presidente Roberto Torres colocou o pedido de vistas ao projeto em votação e, em meio às interpretações, a solicitação acabou vencendo. O projeto retorna à Casa na próxima quinta-feira (26) com um parecer da Comissão de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores  de Alagoinhas – Foto: ASCOM – Câmara

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo