Estudos para o desenvolvimento sustentável de Alagoinhas começam a ser executados

As ações e atividades programadas para o primeiro ano do projeto “Alagoinhas Sustentável – Arranjo participativo para o desenvolvimento” foram apresentadas em reunião nesta terça, 17, na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) pelo grupo gestor da AVSIBrasil. Além da Secretaria de infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN), as secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Desenvolvimento Econômico Meio Ambiente (SEDEA) participam do projeto.

Que setores irão crescer mais? Para quais lados a cidade vai se desenvolver? Onde poderão ser criadas novas avenidas? Em que região será melhor instalar hotéis e shoppings? Que tipo de cursos precisam ser ofertados para a formação de jovens e técnicos? Como melhorar a geração de emprego e renda para a população? Essas e outras questões, foco dos estudos que começam a ser executados, irão direcionar o Desenvolvimento Integrado de Cruzeiro dos Montes e Jambreiro.

Para a secretária da SECIN Sônia Fontes, esse levantamento irá contribuir para o Plano de Desenvolvimento socioeconômico, urbano e ambiental da cidade, porque ele é o piloto para outros. “O planejamento tem uma prioridade estratégica no município. Nós estamos revisando o plano diretor urbano, contratando o plano de resíduos sólidos e de mobilidade urbana. Os estudos nessa área propiciarão um crescimento ordenado, na medida do desenvolvimento sustentável e social, dando oportunidade às pessoas, não só em relação à geração de emprego e renda, mas também na promoção da participação efetiva de todos nesse processo”, enfatizou.

Ainda segundo a secretária, a concretização desse mapeamento possibilitará a reformulação de ações, quebra de alguns paradigmas e um crescimento real, não só dessa região contemplada pelo projeto, mas de todo o Município.

 Durante a reunião foram definidas as equipes técnicas para apreciação de estratégias e cronogramas para o início da execução das atividades: conhecimento socioeconômico da área, através do levantamento e sistematização de dados secundários existentes e aplicação de entrevistas, com a formação de um fórum participativo.

Segundo Fabrízio Pellicelli, da AVSIBrasil, essa etapa de mapeamento irá possibilitar a formulação de planos estratégicos de desenvolvimento sustentável. “Estas ações serão realizadas envolvendo todos os atores previstos pelo projeto: poder público, sociedade, empresas, indústrias, escolas e universidades”. Pellicelli acredita que essa iniciativa coloca Alagoinhas à frente de outros municípios que cresceram muito do ponto de vista econômico e social.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo