Cresce chance de Senado ajudar a derrubar veto de Dilma

Cresceu a chance de o Senado ajudar a derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff à correção de 6,5% a tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. O clima no Congresso Nacional é dos piores para o PT.

O jornal “O Globo” traz hoje a informação de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, teria pedido abertura de inquérito contra oito senadores. De acordo com o jornal, os nomes são todos aliados do governo. Se confirmada a informação, o efeito sobre a base do governo no Senado será forte. Vai ferir politicamente PT, PMDB, PP e PTB.

Isso eleva a tensão no Congresso, que reage aumentando as dificuldades para o governo aprovar medidas econômicas ou impondo derrotas à presidente Dilma e ao PT.

Ontem, os petistas foram isolados na CPI da Petrobras pelo PMDB, que criou quatro sub-relatorias para esvaziar o poder do relator da CPI, Luiz Sérgio, que é do PT do Rio.

No Senado, houve crescimento da oposição na última eleição. Durante semanas, havia expectativa de que nomes da oposição poderiam estar na lista de Janot. De acordo com informação de bastidor, o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas, citado pelo doleiro Alberto Yousseff numa delação premiada, está fora da lista.

É importante que o ministro Teori Zavascki torne logo pública essa lista. Vai permitir que se tenha um quadro mais claro do impacto político. Pelo que se sabe até agora, o impacto está todo concentrado no PT e nos aliados do governo, o que é má notícia para a presidente Dilma.

Fonte: Blog do Kennedy

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo