Presidente Dilma admite negociar mudanças trabalhistas

O governo federal está disposto a negociar com o Congresso Nacional mudanças nas propostas apresentadas pelo Planalto para endurecer o acesso a benefícios trabalhistas. A garantia foi dada, ontem, pela própria presidente Dilma Rousseff na sua primeira entrevista coletiva  neste ano. “Acho que sempre há negociação. Ninguém acha que em um país democrático como o Brasil, que tem um Congresso livre, que tem movimentos sociais sendo ouvidos e com os quais você dialoga, seja algo fechado, em que não há negociação”, afirmou.

Integrantes do governo já haviam sinalizado a possibilidade de uma flexibilização das medidas, mas essa foi a primeira vez que a própria presidente admitiu o espaço de negociação. Ela frisou, porém, que as alterações anunciadas no final de 2014 não representam perdas de direitos e são apenas um aperfeiçoamento da legislação. Ao anunciar as mudanças, em dezembro, o governo estimou uma economia de R$ 18 bilhões já neste ano. O valor foi depois revisto, uma vez que parte das medidas só terá impacto em 2016.

O pacote de medidas é considerado peça fundamental do esforço de ajuste das contas do governo capitaneado pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda), que tem como meta economizar o equivalente a 1,2% do PIB este ano para o pagamento de juros da dívida pública.

Mas a avaliação do governo é que, se não ceder em alguns pontos, as regras que restringem o acesso aos benefícios serão rejeitadas. Uma das alterações que o governo cogita negociar é uma flexibilização das mudanças propostas no período de trabalho que o solicitante do seguro-desemprego tem que comprovar para ter direito ao benefício.

Fonte: Correio 24 horas /Foto: EBC

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo