Juros do crédito voltam a cair, mas ainda pregam armadilhas

Após um ano de alta ininterrupta, os juros do crédito para pessoas físicas voltaram a cair. A sensível queda em setembro vai baratear as compras parceladas, mas está longe de representar vantagem para o consumidor, concluem especialistas financeiros. Quatro entre as seis principais linhas de crédito para pessoa física tiveram queda nas taxas no último mês.

Os juros do comércio, o financiamento de veículos pelo CDC e o empréstimo pessoal em bancos e financeiras ficaram mais baratos, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Na média, os juros para pessoa física caíram 0,33% no mês (e 0,45% em 12 meses), passando de 6,08% ao mês em agosto para 6,06% ao mês em setembro – a menor taxa desde julho de 2014.

Em contrapartida, as taxas do cheque especial – que foram de 156,41% nos últimos 12 meses – continuam subindo, atrás apenas do rotativo do cartão de crédito, que ficou estável em setembro, chegando a 218,50% em um ano.

O diretor executivo da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira, atribui essa queda a três motivos: a manutenção da Selic em 11% ao ano, desde maio; a estabilidade nos índices de inadimplência; e a recente medida do Banco Central para estimular o crédito no País.

“A menos que ocorra uma eventual piora no cenário econômico e a inadimplência volte a subir, é provável que os juros do crédito se mantenham”, acredita Oliveira. A liberação de mais recursos para os bancos emprestarem pode incentivar novas reduções nos próximos meses, na opinião do executivo.

Fonte: iG

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo