Alagoinhas é a primeira cidade a firmar compromisso para funcionamento de curso de medicina

MEDICINA 1

O reflexo do desenvolvimento é visto através de novos investimentos. E, é assim que Alagoinhas é tratada no cenário nacional, sendo escolhida a primeira cidade na Bahia para a assinatura do Termo de Compromisso (TC) que garante um curso de medicina. Dos 417 municípios do estado apenas seis foram contemplados. E a assinatura desse termo foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 01, no Hotel Áster, com a presença do prefeito Paulo Cezar, secretário estadual de Saúde, Washington Couto, e do secretário de gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Pinto.

O TC garante que a Prefeitura vai manter a estrutura necessária na rede pública de saúde e fazer as adequações necessárias para o funcionamento do curso. Dentre as ações que cabem ao município, estão a manutenção de equipes de Atenção Básica; manter e aprimorar os números de leitos de urgência e emergência ou pronto-socorro; programas de residência médica; implementar melhorias contínuas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e disponibilizar a rede de saúde municipal, assegurando o acesso dos estudantes nos leitos do SUS. 

Esse processo faz parte dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação de profissionais médicos em todo o país. Com os discursos afinados, prefeito, secretário estadual e o representante do ministério ressaltaram a importância do programa para as cidades mais carentes.

MEDICINA 3

Esse é um marco na história política, social, econômica e desenvolvimentista da cidade. Estamos recebendo um curso que vai formar doutores e que amplia e melhora a saúde da nossa cidade e região. Esse é o esforço de toda a equipe da Secretaria de Saúde, através de Reginaldo Paiva para deixar toda a rede de saúde funcionando da melhor forma possível. E, a chegada desse curso, vai proporcionar ainda mais melhorias. É um orgulho poder ser uma das seis cidades do estado e 39 em todo o país a ser contemplada com uma faculdade de medicina”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.

Durante o processo de seleção, os municípios foram visitados por uma comissão de especialistas. Entre os critérios avaliados, estavam a quantidade de pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde disponíveis por aluno e unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino. Organização da rede de saúde para desempenhar as atividades práticas e a capacidade de criação da residência médica. “O município entra em harmonia com o estado. Alagoinhas cumpriu todos os critérios pré-estabelecidos. Estamos criando oportunidades para que a nossa rede de saúde tenha sustentabilidade”, garantiu o secretário Washington Couto.

A próxima etapa para a implantação dos cursos de medicina nas cidades selecionadas é o lançamento do edital, que deve ser publicado ainda em outubro, para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas. “No mês de outubro já terá a abertura de edital e, no mais tardar, em novembro, já saberemos qual foi a faculdade selecionada para abrir o curso de medicina. A partir daí a universidade tem até um ano meio para abrir o curso, mas tudo indica que ela pode abrir o curso, por exemplo, que ela possa abrir o vestibular já para o segundo semestre para o ano que vem”, ressaltou o representante do Ministério da Saúde, Heider Pinto . 

Ainda segundo ele, “já garantiremos médicos em 2016, por dois motivos. Primeiro, porque essa universidade vai atrair profissionais para atuação como docentes. Segundo, porque a instituição de ensino superior, antes de formar a primeira turma, ela terá que disponibilizar a residência médica, que é outra questão presente na Lei dos Mais Médicos; então, a residência é a especialização e ela vai ter meta já com um ano de formação”, concluiu.

Já o secretário municipal de Saúde Reginaldo Paiva agradeceu a confiança do prefeito para realização do trabalho. “Montamos uma equipe técnica muito boa. Esses profissionais foram e são fundamentais para essa conquista”, finalizou. 

Fonte: Secretaria de Comunicação – Fotos: Amilton André – SECOM

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo