Vantagens na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina

1. A hipótese de Dilma x Marina no segundo turno produz, pelo menos, duas mudanças importantes tanto para uma como para outra. Para Marina o apoio espontâneo do PSDB.  Para Dilma a reunificação de sua base de partidos políticos. 2. A primeira é natural. A segunda é produto dos conflitos que ocorreram entre PT e os demais partidos da base de Dilma, no primeiro turno, na formação das candidaturas e coligações regionais. Aécio aproveitou bem isso em alguns estados. SP e MG, onde PSDB e PSB se coligaram, é a exceção e no segundo turno onde estarão, claro, com Marina.

3. No primeiro turno a desagregação da base aliada permanecerá até o final, seja pela disputa dos governos dos Estados, seja pelas disputas para deputados estaduais e federais. O discurso “higiênico” de Marina em relação aos partidos e suas flechas sobre líderes do PMDB, serão a garantia que no segundo turno, os grandes e médios partidos da base aliada estarão com Dilma.

4. Mesmo em nível regional a oposição a Dilma poderá não estar unida na oposição no segundo turno. Primeiro pela sensação de inacessibilidade e falta de interlocutores na hipótese de Marina presidente. Segundo também pelas questões regionais, onde os aliados de antes de Dilma, num hipotético segundo turno para governador poderiam estar mais próximos dos partidos de oposição em nível local. Terceiro pela imprevisibilidade de mudanças na política local com Marina presidente, em especial na eleição municipal de 2016.

5. Esta será uma grande vantagem de Dilma no segundo turno, especialmente nos municípios do interior, onde os políticos locais têm maior capacidade de condução de voto. E será difícil Marina neutralizar pela força de coerência que procura dar a seu discurso em relação ao que chama da política que precisa ser ultrapassada. Lembrando que Dilma vence –hoje- com vantagem nos municípios de até 50 mil habitantes, o que será ampliado. São 35% dos eleitores.

6. Quem colocar lupa no segundo turno da eleição presidencial de 2010, em nível regional, poderá obter boas respostas.

Fonte: Ex-Blog de Cesar Maia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo