Cresce procura por formação para atuar nos bastidores da política

Jovens que querem trabalhar com políticas públicas usam o conhecimento da graduação para seguir carreira fora do governo, dentro de organizações do terceiro setor ou em setores de responsabilidade social de empresas.

“Quero atuar nos bastidores”, diz Bianca Lobato, 22, recém-formada em gestão de políticas públicas na USP (Universidade de São Paulo).

O interesse por debater política, questões de gênero, raça e classe foi decisivo na hora de escolher a faculdade, diz ela, que quer atuar “em cargos que possibilitem levar impacto social e propostas de melhorias para população”.

O curso de gestão de políticas públicas existe desde 2005 e é multidisciplinar, com conhecimentos de ciência política, jurídica e econômica, explica Fernando Coelho, professor e coordenador do Laboratório de Gestão Governamental, grupo de pesquisa da USP.

Segundo um mapeamento feito pelos pesquisadores do grupo, o país tem hoje 200 graduações na área de gestão pública. Os egressos desses programas têm a possibilidade de desenvolver carreira em 20 áreas, entre elas relações governamentais, cargos da diplomacia ou de responsabilidade social em empresas, mostra o levantamento.

Coelho afirma que o objetivo da graduação é ajudar o estudante a entender como o governo atua na resolução de problemas complexos, como no caso da administração de insumos de saúde durante a pandemia. Para isso, são ministradas disciplinas de ciência política, administração pública, direito e economia.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo