MEC promove especializações para profissionais do PECIM

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, a partir deste mês, dois cursos de especialização para diretores e professores que atuam no âmbito do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). As iniciativas fazem parte de um conjunto de ações implementado pela Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), com o intuito de aperfeiçoar o serviço prestado nas 202 unidades espalhadas em todo o país, focado na atual realidade das Escolas Cívico-Militares.

Voltado para os diretores das instituições, o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, na modalidade a distância, tem a finalidade de capacitar os profissionais a assumirem sua função de maneira criativa e crítica, com respeito aos valores éticos e democráticos fundamentais ao gerenciamento de ambientes educacionais, considerando que o Pecim é um programa de gestão escolar. As 300 vagas já foram preenchidas e as aulas começarão no dia 29 de setembro.

Com duração total de 18 meses, sendo 12 dedicados para o desenvolvimento da disciplina e 6 para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a formação contabiliza 490 horas de carga horária e deve potencializar, ao longo dos meses, a habilidade dos especialistas educacionais de executarem atividades administrativas e de prestação de serviços em variadas esferas da educação.

Para professores

Com início em 29 de setembro, a outra especialização tem foco nos docentes das Escolas Cívico-Militares. O curso de pós-graduação lato sensu em Metodologias Ativas, na modalidade a distância, prepara esses profissionais no uso dessas ferramentas e de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), além de debater parâmetros teóricos e práticos para subsidiá-los às práticas inovadoras, proporcionando melhorias na atuação dos professores no universo de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O conceito é que, a médio e longo prazo, a formação influencie a atual realidade das Escolas Cívico-Militares para transformar o processo de ensino e aprendizagem, sendo mais motivador para estudante e professor. O curso com 700 vagas também tem duração de 18 meses e carga horária de 490 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo