Em Salvador, Estado da Bahia inaugura hospital de atendimento especializado ao homem

Com capacidade para realizar mensalmente 4,2 mil consultas ambulatoriais e cerca de 470 cirurgias, o Hospital do Homem foi inaugurado pelo Estado da Bahia, nesta quarta-feira (14), em Salvador. Localizado na área do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, a unidade irá atuar como um serviço de referência estadual especializado no atendimento do público masculino, com equipes profissionais e equipamentos adequados ao atendimento de urgência de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com doenças do aparelho urinário. O governador Rui Costa participou do ato de inauguração. O novo equipamento já começa a funcionar nesta quinta-feira (15), por meio dos sistemas de regulação e Lista Única.

Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, entre obras e equipamentos, o Hospital do Homem irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, com três salas de operação e dez leitos, além de cinco salas para procedimentos como ultrassonografia, biópsia guiada por ultrassonografia, sala de endoscopia urinária, sala de urodinâmica e sala de litotripsia extracorpórea. O equipamento conta, ainda, com salas de observação pós-procedimentos, com carro de urgência e materiais de suporte à vida, e de laudos.

Para a secretária da Saúde, Adélia Pinheiro, a implantação do serviço especializado é fundamental porque muitos homens têm dificuldade em reconhecer que precisam de atendimento e de procurar ajuda médica. “Nós temos uma unidade de assistência específica para atender esse grupo populacional que, culturalmente, buscam menos os serviços de saúde. É importante quebrar tabus e lembrar que as doenças do homem sejam objeto de atenção e cuidados do serviço público”, avalia.

De acordo com o diretor-geral do HGRS, Adil Duarte, apesar de possuir infraestrutura necessária para funcionar de forma independente, caso seja necessário, os pacientes do Hospital do Homem terão acesso aos serviços oferecidos pelo Roberto Santos: “montamos uma comunicação física entre as unidades que facilita o acesso dos pacientes aos centros cirúrgicos, com toda estrutura que nós temos de bioimagem, de consultas e interconsultas em paralelo. Por exemplo, se precisar de uma consulta cardiológica, o paciente será rapidamente encaminhado”.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Fotos Rafael MartinsGOVBA 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo