13 de fevereiro – Dia do TREM! – Iraci Gama

No dia treze de fevereiro de 1863, a Maria Fumaça apitou na curva da Rua Dois de Julho, anunciando sua entrada triunfal, na Cidade de Alagoinhas! E, anunciava, assim, que a Cidade iria triunfar. Na verdade, ainda éramos VILA oficialmente. Vila de Santo Antônio das Alagoinhas, segundo o Padre José Rodrigues Pontes, no seu Relatório de 1827.

O trem foi o grande vetor de desenvolvimento, dessa nossa terra e dessa região. Depois dessa ligação com a Capital vieram também, a ligação com Juazeiro ( ideia original do Projeto – ligar o mar ao sertão) e a ligação com Sergipe. Alagoinhas estava, assim, no ponto de apoio para levar cargas e passageiros , por dentro do Sertão e pela via litorânea. E transformava-se no maior entroncamento ferroviário do Nordeste . Que orgulho, danado, eu sinto ao falar disso!  Vocês acreditam que o trem chegou para nós, nos seus primeiros anos de vida? E que chegou para nós, antes de chegar para o Japão?

E pergunto: o que fez o Japão, com o trem? E respondo: atualizou, modernizou, desenvolveu tecnologias específicas e botou o trem para voar. Criou o TREM BALA! E nós, que fizemos com o nosso avanço tecnológico da época? Que fizemos com a experiência de carregar pessoas e cargas, desde a Estrada de Mauá, em 1854? Perguntas fáceis de responder, porque somos estudiosos e pesquisadores da área! Difícil, é constatar que, em 170 ( quase) anos de ferrovia, na Bahia, estamos atrás de todos os Estados do Nordeste, embora a Bahia puxe a fila do desenvolvimento regional.

Mas, enquanto Deus me permitir, vou continuar lutando ( junto a um grupo de abnegados companheiros do VER DE TREM) pela revitalização da FERROVIA e pela VOLTA DO TREM DE PASSAGEIROS! Portanto, Salve 13 de fevereiro de 2022 – 159 anos da primeira viagem de trem até Alagoinhas! Haveremos de ter outro 13 de fevereiro! Somos persistentes! Haveremos de alcançar os países desenvolvidos do mundo, que usam o TREM, como meio de transporte fundamental. Sonhando e lutando! Para isso, Deus nos deu CABEÇA e CORAÇÃO!!!

Iraci Gama é secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo