LEMBRAI-VOS! – Belmiro Deusdete

21 de setembro é uma data importante e tradicional na história do rádio brasileiro.
É o DIA DO RADIALISTA, cuja celebração teve início em 1945 quando o presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.
Nossa cidade ingressou na era do radio em 02 de julho de 1954 com a fundação da Rádio Emissora de Alagoinhas, AM, migrada para a faixa FM em 27 de março de 2017 sob a marca 95 FM e controle do Grupo Barreto Góes.
Muitos profissionais passaram pelo rádio local, mas escolhemos um veterano para ilustrar este registro.
Trata-se de VANDERLEY SOARES, um dos radialistas mais populares e ativos dos nossos meios de comunicação, com 34 anos de experiência.
Natural de Maracani (BA), onde veio ao mundo em 08 de agosto de 1964, Vanderley Soares começou a carreira de comunicador em Salvador (BA), em 1986, na Rádio Excelsior, na função de redator.
Promovido a repórter e apresentador de programas, teve a oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais como Ary Pacheco, Jota Pimentel, Raimundo Rui, Pitágoras Santos e Aloísio Santana, dentre outros.
Em 1993 chegou em Alagoinhas, depois de comandar a assessoria de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, na capital.
Sua atividade foi iniciada na apresentação do programa Panorama Regional, na emissora atualmente pertencente ao Grupo Lomes e que adota o nome fantasia Digital FM, ao mesmo tempo em que ocupava a Ascom da Câmara Municipal e a gerência da sucursal do jornal Tribuna da Bahia.
A propósito, Vanderley Soares teve algumas passagens na Ascom da Câmara de vereadores locais em diversas legislaturas.
Nos anos de 1995 e 1996 retornou para Salvador para atuar como locutor da Rádio Cultura da Bahia e coordenar o Núcleo de Rádio da campanha eleitoral de Domingos Leonelly a prefeito.
Em 08 de setembro de 1997 criou, juntamente com Ailton Borges, na Rádio Regional (atual Digital FM), o programa Pauta Livre, atual Jornal Digital News, mesmo ano em que fundou, em 26 de novembro, o jornal Gazeta dos Municípios, ainda em circulação, embora com tiragens suspensas em razão da sua candidatura a vereador.
Também já militou no ramo empresarial de entretenimento, criando o Abracadabra e o Atena Beat, nesta cidade.
Atualmente está afastado do programa Linha Aberta por ele mesmo criado em 2001 na 93 FM.
Ainda no serviço público, respondeu pela comunicação do SAAE de Alagoinhas, no período de fevereiro a setembro de 2017.
Vanderley Soares é formado em Gestão Ambiental pela Unopar, possui pós graduação inconclusa em Gestão Municipal pela Uneb e atua como cerimonialista, documentarista e escritor.
Como escritor, participou da seletiva da Fundação Gregório de Matos com livro de contos sobre Salvador, contendo 150 páginas, e possui um romance, com 160 páginas, pronto para publicação.
Incentivado por colegas e admiradores, Vanderley Soares resolveu enveredar pela senda politica, filiando-se ao Partido Republicanos em 19 de março último e colocando seu nome à disposição para disputar uma cadeira na Câmara Municipal, repetindo o seu colega Ailton Borges que foi eleito em 2000.
O rádio de Alagoinhas tem história e Vanderley Soares é um dos seus capítulos.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo