Anguera vence Prêmio UPB Educação

Foram conhecidos neste domingo (31) os municípios baianos ganhadores do Prêmio “UPB Educação: Iniciativas que Transformam”, durante o 3º Encontro de Prefeitos, realizado em Guarajuba. A premiação, lançada em novembro pela União dos Municípios da Bahia, tem como objetivo reconhecer publicamente iniciativas que ajudam a melhorar a educação, revelando boas práticas de gestão que  possam servir de exemplo para outros municípios brasileiros. 

No total, 56 municípios se inscreveram, sendo 44 desses finalistas. Os relatos de iniciativas foram enviados à comissão de julgamento composta por profissionais da Secretaria de Educação (SEC) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que elegeram os três melhores projetos. O 1º lugar foi para o município de Anguera com o projeto “Ações do Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família no Combate à Evasão Escolar”. Santa Luzia levou o 2º lugar pela iniciativa de acompanhamento social como mecanismo de redução da evasão e fracasso escolar. Já Mata de São João foi o 3º colocado com “Escola de tempo integral: Criando oportunidades”. Os três ganharam como prêmio uma lousa interativa, oferecida pelo Instituto Municipal de Administração (IMAP)

Em Anguera, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, na região de Feira de Santana, o Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família (NAEF) reduziu de 7,1% a evasão em escolar em 2008 para 0,8% em 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(INEP). O projeto tem atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, cumprindo uma rotina que abrange, inicialmente, o monitoramento da frequência escolar, detectando os alunos faltosos. Em seguida, de posse das estatísticas geradas, a equipe do NAEF se mobiliza na busca de um diálogo com a família, tendo como cenário a residência do aluno.

A equipe realiza a visita com a presença de uma assistente social, uma psicóloga e uma agente de desenvolvimento educacional, que criam um espaço de diálogo com pais ou responsáveis. No contato, são colhidas informações sobre o contexto social do aluno, bem como são dados aconselhamentos e prestadas informações que incentivam a família a estar presente no ambiente escolar. Quando a equipe do NAEF retorna da visita oferece à unidade escolar um diagnóstico sobre a realidade familiar e social do aluno, trazendo, quase sempre, a expectativa de que o aluno retorne nos dias seguintes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UPB

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo