Alagoinhas: 18 escolas da rede municipal de ensino superaram meta do IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado esta semana está sendo comemorado por toda comunidade escolar de Alagoinhas, assim como pelas famílias que possuem filhos nas unidades municipais.

O IDEB combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou SAEB), que trazem resultados da aplicação das provas de Português e Matemática nos diferentes níveis de ensino, anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Principal indicador de qualidade do ensino no País, os resultados obtidos no município atestam o expressivo avanço no quesito qualidade da Educação, fruto dos investimentos nas áreas pedagógica e estrutural que vem sendo realizados pela Prefeitura.

O estudo aponta um salto de 0,5 no IDEB nos anos iniciais e de 0,7, nos anos finais, em comparação à publicação de setembro de 2018, referente ao ano de 2017. Alguns números impressionam, especialmente quando se observa os dados obtidos entre 2007 e 2015.

Em 2017, quando a gestão atual assumiu, as avaliações anteriores foram: 3,5 no ano de 2009 e 3,6 em 2011. Já em 2013, não tivemos nota divulgada, visto que o gestor anterior solicitou ao INEP a não divulgação do resultado.

Em 2015, o município obteve a nota 3,9, com um crescimento apenas de 0.3%. Em 2017, avançou para 4,2 e hoje, após várias intervenções, foi alavancada para 4,7.

Das 32 escolas municipais avaliadas nas séries iniciais, 17 atingiram a meta, sendo que 15 ultrapassaram a meta estabelecida.

Vale ressaltar que 18 tiveram crescimento significativo, a exemplo da Escola Municipal Jardim Petrolar (4.0 para 5.6), Escola Municipal José Honorato (4.2 para 5.8), Escola Municipal Professora Luzia Margarida Pinto, que fica no distrito de Boa União (3.6 para 5.7), e com destaque para a Escola Municipal Jairo Azi, localizada no distrito de Riacho da Guia que saltou de um IDEB de 2.7 para 4.5.

As políticas públicas implantadas pelo município foram fundamentais para essa evolução.

Dentre as ações da Secretaria de Educação(SEDUC) nesses 3 anos e nove meses, estão a formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares e parcerias importantes com a Fundação Lemman e Instituto Bem comum, através do Programa Educar pra Valer, assim como o programa Educar com Você, em parceria com o Instituto Chapada e Bracell.

Entre os avanços também estão a requalificação das estruturas das escolas municipais, investimentos na Alimentação Escolar e na reorganização da logística e qualidade do atendimento do Transporte Escolar.

São medidas que garantem a redução da evasão escolar e melhor desempenho em sala de aula.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo