Obra que levará água encanada à Mangueira chega à etapa final

Abrir a torneira e ver a água cristalina cair, isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade com a implantação do Sistema de Abastecimento Mangueira, ação inédita executada pela Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

FOTO: ASCOM SAAE

Agora, com o olhar da gestão municipal, é o fim de uma dura realidade, que se prolonga ao longo de toda uma vida, depois de uma espera que perdurou por décadas. O que é algo básico para muitas pessoas, isto é, ter água tratada e encanada no seu dia a dia, não o é para as mais de 400 pessoas que vivem nas comunidade, a cerca de 15 km da zona urbana.

Foto: ASCOM SAAE

“Estamos instalando reservatório, caixa de quebra de pressão, redes, ramais, padrões, instalando tudo do zero, a exceção de um poço que já existia no Novo Paraíso, comunidade vizinha”, explicou a diretora técnica, Valéria Figueiredo.

Com mais de 80% da obra concluída, as equipes seguem trabalhando na última etapa, com a instalação dos reservatórios e planejamento acerca do tratamento, que também beneficiará a comunidade Novo Paraíso.

Foto: ASCOM SAAE

“Eu estou muito feliz por estarmos realizando essa obra. É uma comunidade que esperou por mais de 40 anos por água encanada, por água de qualidade e nós estamos realizando esse sonho. Portanto, é mais saúde sanitária e conforto para quem essa comunidade que tanto precisa”, afirmou o prefeito Joaquim Neto, neste sábado (20), em visita à obra.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

O diretor geral do SAAE, Francisco Brito, também esteve no local para acompanhar o andamento das obras e conversar com a comunidade. “Essa é uma obra de grande valor para nós do SAAE – que trabalhamos com promoção da saúde por meio do abastecimento de água e esgotamento sanitário”, afirmou.

“Eu ficava muito sentida porque nossos irmãos da Mangueira não tinham água tratada”, comenta dona Joelma, representante do Novo Paraíso. “A água de lá era poço artesanal, mas era salobra. Várias vezes eu passava lá e pedia uma água para beber e sentia que a água não era tratada. E eu fico feliz por saber que agora os meus irmãos da Mangueira também terão água de qualidade, água tratada”, completa.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo