Dia D de vacinação contra o Sarampo movimenta equipe de Saúde em Alagoinhas

A mobilização nacional conhecida como ‘Dia D’ de vacinação contra o Sarampo movimentou as unidades de saúde nas zonas urbana e rural de Alagoinhas durante este sábado (19). A campanha, que acontece no período de 7 a 25 de outubro, tem como público-alvo crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. A oportunidade também serviu para adultos e crianças atualizarem as cadernetas com a vacinação contra outras doenças, como Varicela, Poliomielite e Tétano.

“A vacina contra o Sarampo é preconizada pelo Ministério da Saúde a partir de 1 ano de idade e a segunda dose aos 15 meses. A partir do momento que surgiram casos de sarampo, o ministério fez com que fosse realizada a vacinação com menores de um ano, que são as de seis meses a 11 meses. Para estas crianças, essa vacina é considerada uma dose adicional e estas devem voltar a tomar a dose com 1 ano. Para as crianças de 1 ano a menos de 5 , as unidades estão fazendo atualização do cartão. Quem nunca tomou as duas doses, deve procurar uma unidade saúde para completar o cartão vacinal e quem já tomou, não precisa, explica a Diretora da Vigilância em Saúde (VISAU), Dagmar Catarina.

Foto: Roberto Fonseca

“O objetivo é buscar a criança faltosa, que não esteja em dia com a sua vacinação e quem não aproveitou o sábado, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência durante a semana, munidos do cartão de vacinação, para garantir a proteção para seus filhos”, reforçou a diretora da Visau.

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo