Alunos da rede municipal participam de mais um aulão preparatório para a Prova Brasil

Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) e da Escola Municipal Irene Andrade Assis participaram, na segunda-feira (22), de um aulão preparatório para a Prova Brasil. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), que incentiva os estudantes e busca, com as atividades ministradas pelo Aprova Alagoinhas, oferecer uma preparação mais sólida para o teste.

Com aulas diferenciadas ministradas por educadores da Associação de Formação de Professores (ASPE) – muitos deles docentes também da Universidade do Estado da Bahia – o objetivo do Aprova Alagoinhas é aperfeiçoar o conteúdo abordado em sala de aula, fortalecendo a base e aprimorando, por meio de encontros, estratégias de estudo, preparações e métodos de ensino, o conhecimento e as habilidades adquiridas na resolução de questões de interpretação, capacidade de leitura e raciocínio.

Foto: John Almeida

“Estaremos atingindo todos os 9 níveis que a Prova Brasil exige, que são as chamadas habilidades mínimas envolvendo o eixo das operações, conhecimentos geométricos, algébricos, e tratamento da informação. É também uma forma de dialogar com os alunos sobre a responsabilidade, porque o estudante precisa entender que a prova é coletiva e o resultado vai expressar a sala, a escola, o município. É necessário que ele saiba que tem condições de responder, de atender às necessidades da prova”, salientou Maria de Fátima Costa Leal, professora da UNEB e doutora em Educação pela PUC São Paulo, que ministrou aulas do Aprova Alagoinhas na última segunda-feira.

Foto: John Almeida

A média de desempenho dos estudantes na Prova Brasil serve como referência para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios.

Segundo o secretário municipal de educação, Jean Afonso, para além da avaliação diagnóstica, a importância está no aprendizado efetivo dos alunos matriculados na rede. “Ao lado de outros programas que vêm sendo desenvolvidos no município para melhoria no Ideb, a exemplo do Educar Pra Valer, os aulões trazem uma base mais sólida aos nossos alunos, tanto para a Prova Brasil, quanto para as avaliações do Ensino Médio. O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de vocês”, salientou o gestor junto aos estudantes.

Foto: John Almeida

Os aulões preparatórios deste ano, voltados a alunos do 9° ano das escolas municipais, começaram no início de agosto e pelo menos outros dois encontros devem ser realizados antes do teste. A Prova Brasil será realizada no período de 24 de outubro a 3 de novembro em todas as escolas do país.

Confira as fotos do aulão:

 

Foto: John Almeida

Foto: John Almeida

Foto: John Almeida

Foto: John Almeida

Foto: John Almeida

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo