Alagoinhas reúne talentos das escolas municipais em seletiva do Fest in Canto

Com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o Festival Intercolegial de Novos Talentos da Música – Fest in Canto – movimentou a praça pública, no centro de Alagoinhas, com um show de jovens talentos na seletiva local do projeto social da Bracell.

O concurso é realizado anualmente, quando estudantes da rede pública de ensino se inscrevem e passam por uma “peneira”. Os pré-selecionados se apresentam em etapas locais da competição aberta ao público e os vencedores da disputa musical recebem, além da premiação em dinheiro, a oportunidade de gravar o próprio CD, custeado pela Bracell.

A cantoria que agita os jovens, mobiliza famílias e movimenta torcidas organizadas nas escolas também abre caminhos e revela jovens artistas do litoral norte e agreste baiano.

Foto: Divulgação

“Tivemos quase 100 candidatos inscritos, fora aqueles que chegaram no dia com a ficha. É importante porque a gente consegue despertar, nos alunos, o gosto pela cultura e também descobrimos talentos que não conhecíamos. Quando nós acompanhamos um aluno que gosta, se dedica, observamos a família que apoia e ele se apresenta, o projeto já cumpre com a sua proposta de descobrir talentos. E nas próprias escolas, isso faz com que o aluno se empenhe mais nas atividades para fazer parte do projeto, então é uma forma de incentivo. Pra quem está envolvido, a seletiva é quase um The Voice”, ressaltou a educadora Ana Karine Andrade, da Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Divulgação

Para o secretário municipal de educação, Jean Afonso, que também marcou presença na seletiva de Alagoinhas, prestigiando os participantes, além da oportunidade de apresentar talentos, o Fest in Canto é também uma proposta que promove encontros, que mobiliza e une através da música. Nesse sentido – afirma o gestor da pasta – a proposta não é apenas uma chance ou uma forma de estimular jovens promissores e de trazer a eles visibilidade, mas de favorecer o encontro através da arte, de agregar através de expressões da cultura, de fazer valer a educação no sentido mais amplo.

Participaram da seletiva de Alagoinhas, nesta sexta-feira (30), alunos da Escola Municipal Miguel Fontes, da Escola Municipal Jorge Amado, da Escola Municipal Rui Barbosa, da Escola Municipal Eraldo Tinoco, da Escola Municipal Irene Andrade de Assis, da Paulo Freire, do Colégio Municipal de Alagoinhas, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, o CETEP, da Escola Municipal Murilo Cavalcante, da Escola Estadual Luís Eduardo, da Escola Oscar Cordeiro e do Colégio Magalhães Neto.

Foto: Divulgação

O júri, formado por três integrantes, entre profissionais ligados à arte, à educação, à música e à cultura em geral, avaliou quesitos como melodia, afinação, ritmo, letra e interpretação.

Foto: Divulgação

E as unidades de ensino não ficam de fora da competição: as escolas participantes que mobilizam as torcidas mais animadas e o maior público para comparecer às etapas locais também são avaliados com premiação para a “escola-destaque”, que recebe um kit multimídia do Fest in Canto.

Em Alagoinhas, a seletiva local foi realizada na Praça Rui Barbosa, e as cidades de Aramari, Entre Rios, Esplanada e Conde também receberão as seletivas do projeto.

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo