Prefeitura dá início aos aulões preparatórios para a Prova Brasil

Foto: Jhonatas Almeida

Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino participaram, neste sábado (03), no Centro de Cultura, do Aulão Inaugural do “Aprova Alagoinhas”, que oferece aulas de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas cobradas na Prova Brasil, aplicada a alunos do 5º e 9º anos para o diagnóstico da qualidade de ensino do sistema educacional brasileiro. A média de desempenho dos estudantes na Prova Brasil serve como referência para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação (SEDUC) desde 2017, o objetivo do Aprova Alagoinhas é motivar e oferecer uma preparação mais sólida para todos os alunos da rede, por meio de dicas e atividades lúdicas. Os aulões são mediados por professores da Associação de Formação de Professores (ASPE) e a previsão é de cinco encontros até novembro.

Foto: Jhonatas Almeida

Além de preparar os alunos, por meio do projeto, os docentes também são qualificados com formação continuada. “Desde 2017, os professores de Português e Matemática se reúnem periodicamente para estudar e planejar estratégias. Desta forma, os alunos são preparados de forma contínua e no período que precede a Prova Brasil, nós  buscamos motivá-los com aulas-show para que eles entendam a importância de participar. Identificamos que muitos estudantes não iam fazer a prova por insegurança, e esse é um fator que prejudica a avaliação do município no Ideb”, explica a diretora pedagógica da SEDUC, Suiane Cristine Ferreira.

Foto: Jhonatas Almeida

“Além de atividades ao longo do ano, temos estes momentos de interação no Centro de Cultura com aulas diferenciadas. Essa motivação é essencial para que eles percam receio de fazer a prova e tenham um desempenho melhor”, salienta a vice-diretora da Escola Municipal Jairo Azi, localizada no distrito de Riacho da Guia.

Cursando o 9º ano na Escola Municipal de Alagoinhas (CMA),  Michel Bruno Pascoal conta que vê esses momentos como uma boa oportunidade para aperfeiçoar o aprendizado dos conteúdos vistos em sala. “Achei muito bom. Aqui a gente aprende de forma mais divertida e pode compartilhar as experiências com os colegas e alunos de outras escolas”, afirmou o estudante, que pensa em ser designer de games.

Foto: Jhonatas Almeida

“É um projeto muito valioso porque dá um grande incentivo aos estudantes e professores. Ao lado de outros programas que vêm sendo desenvolvidos no município para melhoria no índice do Ideb, a exemplo do Educar Pra Valer, os aulões  trazem uma base mais sólida aos nossos alunos, tanto para a Prova Brasil, quanto para as avaliações do Ensino Médio.E este ano, teremos um diferencial , que são registros feitos por eles mesmos, durante todo os processos preparatórios”, ressalta o secretário da Educação, Jean Afonso.

Foto: Jhonatas Almeida

Foto: Jhonatas Almeida

Parceira da SEDUC, a Pastoral do Menor abrilhantou ainda mais o encontro com apresentações do coral e do grupo de teatro da instituição. No final do aulão, os alunos participaram, ainda, de um sorteio de brindes oferecidos pela Microlins, Sanceu Academia, Loja do Fardamento, Design de Sobrancelha e Tudo em Mídia.

A Prova Brasil será realizada no período de 24 de outubro a 03 de novembro em todas escolas do país.

Foto: Jhonatas Almeida

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Jhonatas Almeida

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo