CEREST Alagoinhas realiza ação nas unidades de saúde do município

Com foco em ampliar o debate sobre saúde do trabalhador e em sensibilizar a população quanto à prevenção de doenças e agravos relacionados a ocupações e processos produtivos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Alagoinhas) promove, nas unidades de saúde de Alagoinhas, um projeto-piloto que leva ações educativas, dinâmicas e orientações à população.

O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), é informar a população sobre o serviço especializado na atenção à saúde dos trabalhadores, salientar as formas de prevenção e fortalecer a rede, reduzindo os fatores de risco que interferem diretamente na qualidade de vida do trabalhador.

Nesta terça-feira (11), a equipe multidisciplinar levou a ação à unidade de saúde de Alagoinhas Velha. Quem esperava atendimento médico, na recepção da unidade, recebeu também orientações sobre diagnóstico de doenças do trabalho.

Foto: SECOM/Divulgação

“Estamos visitando as unidades de saúde com enfoque na orientação para usuários e também para profissionais da própria unidade. Então é uma ação para que a equipe que compõe o corpo técnico da unidade possa identificar possíveis riscos e também para que todos, profissionais ou usuários, saibam mais sobre o CEREST e se tornem multiplicadores de informações. É uma ação de sensibilização. A importância é o diagnóstico, a prevenção, a promoção à saúde do trabalhador. Queremos referenciar esse trabalhador e tentar, enquanto CEREST, reduzir os riscos e agravos relacionados à saúde do trabalhador”, afirmou a assistente social Cristiane Correia, que participou da iniciativa.

Segundo ela, a ação não é isolada. “Desde o mês passado, temos visitado as unidades com essa proposta. Já passamos pela USF São José do Operário, pela unidade de saúde Taizé e pela Praça Kennedy, além de Riacho da Guia. A previsão é chegar a todas as unidades de saúde”, acrescentou Cristiane Correia.

A coordenadora Ana Paula enfatizou que “o enfoque do CEREST é o trabalhador” e salientou que é preocupação do município discutir políticas de saúde que respondam aos questionamentos sobre doenças ocupacionais.

Foto: SECOM/Divulgação

De acordo com ela, as orientações nas unidades de saúde fazem parte de um conjunto de ações da atual gestão que entende a necessidade de fortalecimento da rede em todos os espectros.

A coordenadora esclareceu ainda que o CEREST faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro do trabalho, assistente social e fisioterapeuta para atender ao cidadão.

Foto: SECOM/Divulgação

A SESAU informou também que o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Alagoinhas abrange uma microrregião de 18 cidades para atuar em linhas de acolhimento, fiscalização, assistência, educação permanente, projetos, pesquisas e divulgação.

Foto: SECOM/Divulgação

No município, os atendimentos do Centro de Referência Regional são realizados no Parque José Dórea, 36, e podem ser atendidos trabalhadores formais dos setores público e privado, trabalhadores autônomos, informais ou trabalhadores desempregados acometidos de doença relacionada ao trabalho anteriormente realizado. Para a consulta, é necessário apresentar documento de identidade, carteira de trabalho, cartão do SUS, atestados médicos, exames e comprovante de residência.

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: SECOM/Divulgação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo