Alagoinhas participa de Encontro UNCME Bahia

Visando à melhoria dos índices da Educação Básica, a boas práticas de gestão e ao fortalecimento do sistema educacional, Alagoinhas participa, esta semana, do XXI Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia), que reúne dirigentes municipais, secretários de educação, educadores e membros dos conselhos municipais para debater ações, encaminhamentos, práticas e desafios para uma educação de qualidade, que abarque as diferenças e combata a exclusão escolar.

Norteado pela temática da educação inclusiva, o encontro, realizado em Ilhéus, nos dias 25 e 26 de abril, traz para o foco do debate o fortalecimento dos conselhos municipais da educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano de Educação (PNE), as práticas inovadoras e os desafios para que se possa concretizar o projeto de unidades que trabalhem com enfrentamento à exclusão e garantam o acesso e a permanência dos alunos no ambiente escolar.

Foto: Divulgação/SEDUC

“O objetivo principal é fortalecer os conselhos e articular ações que vêm sendo desenvolvidas nos municípios a nível da implantação do Plano da Educação e da BNCC. Nossa temática maior, esse ano, da inclusão, está sendo trabalhada junto aos municípios em parceria com o Ministério Público, com o Conselho de Educação do Estado, o Tribunal de Contas do estado e o Tribunal de Contas dos municípios”, pontuou Elinete Alves de Jesus, presidente do Conselho de Educação de Alagoinhas e professora da rede municipal de ensino.

Para Veraldina Maria Leite Lago, também do Conselho Municipal de Educação de Alagoinhas, o encontro possibilita não apenas o compartilhamento e a troca entre profissionais, mas gera encaminhamentos positivos para as experiências dos municípios. “Podemos perceber a importância não só para a nossa cidade, mas para outros municípios participantes. É fundamental discutir inclusão”, ressaltou.

Foto: Divulgação/SEDUC

O secretário de educação de Alagoinhas, Jean Afonso, que assumiu recentemente a pasta e enfatizou a necessidade de se pensar coletivamente o sistema e buscar avanços através do comprometimento com uma educação de qualidade, acrescentou a importância das parcerias, fundamentais, segundo ele, para os resultados efetivos no setor. “As reflexões que nascem aqui são importantes para aprofundar discussões, suscitar debates e trazer conteúdo para que possamos discutir, em nossa cidade, práticas e construções com resultados para uma educação de excelência”, afirmou Jean Afonso.

Foto: Divulgação/SEDUC

Além de um espaço de formação e debates, o XXI Encontro Estadual da UNCME Bahia promove também palestras, mesas redondas e apresentações culturais.

No que tange aos sistemas de ensino, os conselhos de educação, enquanto órgãos normativos, têm responsabilidade nos processos de organização dos sistemas educacionais e a participação em eventos dessa natureza configura, portanto, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), uma forma possível de trilhar caminhos com o apoio necessário para alcançar os objetivos educacionais e reduzir as desigualdades sociais.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo