Prefeitura amplia proteção social com entrega da nova sede do CREAS

Foto: Roberto Fonseca

Para ampliar o cuidado com as pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a entrega da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A mudança de sede representa a conquista de um espaço físico que apresenta melhor distribuição dos setores e conforto aos usuários dos serviços, devidamente compatível com o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar formada  por uma coordenadora, quatro assistentes sociais, quatro psicólogos, quatro orientadores sociais, uma advogado, recepcionistas e guarda municipal.  O novo CREAS conta com mobiliário adequado, brinquedoteca, recepção ampla e salas de atendimento climatizadas.

Foto: Roberto Fonseca

A cerimônia contou com descerramento de faixa a cargo da vice-prefeita Iraci Gama, representando o prefeito Joaquim Neto, que está em viagem à Brasília, do Secretário da Semas, Alfredo Menezes, do Coordenador da Proteção Social Especial no município, João Sol e da Coordenadora do centro, Alexsandra Pestana. “A necessária reorganização da unidade foi realizada e o resultado é motivo de muita comemoração, pois a mudança trouxe um ambiente adequado a necessidades específicas de assistência em nossa cidade”, disse o coordenador João Sol. “Parabenizo à coordenadora do CREAS e a toda a equipe, que atende a todos com carinho e com grande motivação para lutar por aqueles que mais precisam”, completou João Sol.

De acordo com a Alexsandra Pestana, o CREAS é o espaço do aconchego e do acolhimento. “A unidade trabalha com famílias e indivíduos, por meio de ações socioeducativas, acompanhamento das situações e encaminhamentos para outros serviços, independentemente de classe econômica. Vejo com grande satisfação a conquista de um espaço maior e mais aconchegante para propiciar o acolhimento que a população merece”, destaca Alexsandra.

Foto: Roberto Fonseca

A casa é uma unidade pública estatal, de abrangência municipal, que presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos e/ou de vulnerabilidade social, tais como vítimas de violência física, psicológica e/ou sexual, de trabalho infantil, negligência, abandono, discriminação, adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e pessoas em situação de rua. Como unidade de referência, tem o objetivo de estruturar uma rede efetiva de proteção especial, e para isso, conta com o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e outras organizações de defesa de direitos. O centro possui média de cerca de 500 atendimentos por mês

Em seu discurso, o secretário Alfredo Menezes destacou os avanços nos serviços prestados pela Rede de Proteção Social na atual gestão, dentre eles, a inserção do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS no CREAS, que tem a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua. “A Rede de Proteção Social do município a cada dia que passa é fortalecida pelo trabalho incansável de uma equipe comprometida e pela excelente relação com nossos parceiros, que não medem esforços para oferecer o que tem de melhor em serviços socioeducativos. Nas últimas semanas, tivemos a alegria de inaugurar as novas sedes dos Cras do Riacho da Guia e de Boa União, propiciando um aumento expressivo na capacidade de atendimento nestas localidades e agora, com o novo espaço do CREAS, também poderemos abrigar melhor a equipe, que também foi ampliada, e avançar ainda mais, especialmente no acompanhamento às pessoas que se encontram em situação de rua, um serviço implantado pela nossa gestão”, afirmou o secretário. “Convido todos para conhecer o novo espaço”, completou.

Foto: Roberto Fonseca

“O CREAS exerce um grande papel na ressocialização e  no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo potencialidades para o enfrentamento das situações de risco, de opressão e para a transformação de vidas”, salientou a vice-prefeita Iraci Gama, que na oportunidade, relatou casos exitosos de adolescentes que foram encaminhados pelo Centro para a prestação de serviços à Secretaria de Cultura , Esporte e Turismo(SECET), pasta que também está sob sua responsabilidade.

O novo CREAS está localizado no Parque Dórea nº 37, Centro. O  atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo