Prefeitura inicia festejos natalinos com uma programação diversificada

Há poucos dias do Natal e fechando o ano com um saldo positivo de obras, projetos e ações, a Administração Pública Municipal reúne sociedade civil, representantes das instâncias municipais, artistas locais, produtores culturais e entusiastas para uma programação diversificada que mescla atrações musicais, reconhecimento à documentação histórica, homenagens, exposições, arte, performance e dança.

Os festejos começam neste sábado (15), com a realização da 2ª Virada Cultural de Alagoinhas, na Praça Rui Barbosa, quando sobem ao palco o cantor Gerônimo, a banda Quixabeira da Matinha e Turma do Bid, entre outros.

Na segunda-feira (17), a programação natalina continua, a partir das 19h, com a abertura da Exposição Comemorativa dos 40 anos do Movimento Cultural de Alagoinhas – que demarca também 3 décadas de existência da Secretaria de Cultura no município.

Para relembrar os tempos, grupos e iniciativas que, na década de 70, se tornaram precursores desse movimento, incentivando a valorização dos artistas da terra e das produções locais, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) apresenta ao público materiais do Centro de Documento e Memória de Alagoinhas e exibe imagens das primeiras manifestações culturais realizadas na cidade.

A Exposição, que fica na Praça Conselheiro Rui Barbosa de 17 a 22 de dezembro, chama a atenção da comunidade para a importância dos resquícios históricos e da memória para a formação da identidade e a preservação da cultura.

A mostra acontece paralelamente à apresentação dos corais da cidade, que também estarão na praça pública durante os dias 18, 19, 20 e 21 de dezembro, das 18h30 às 19h30, como parte do projeto “Janelas Cantantes”, iniciado em 2017 no prédio da Prefeitura Municipal. Este ano, o coro natalino ganha a Praça, em um ambiente democrático de descontração, compartilhamento e lazer.

O encerramento da programação natalina fica por conta da apresentação do Balé Folclórico da Bahia, que traz, na dança, a magia, a religiosidade, a cadência e a ancestralidade das expressões artísticas afro-baianas. A única companhia de dança folclórica profissional do país se apresenta na Praça J. J. Seabra, no centro da cidade, às 20h do dia 22 de dezembro, como parte das comemorações aos 30 anos de espetáculos e realizações do grupo. A programação é gratuita.

Os festejos são uma iniciativa da Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), com apoio do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura.

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo