Construção de casas beneficiará moradores de comunidade Quilombola de Alagoinhas

O deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, comemorou a assinatura de 21 contratos junto à Caixa Econômica Federal para a construção de casas na comunidade quilombola de Oiteiro, através do Programa Nacional de Habitação Rural, em Alagoinhas. As assinaturas ocorreram na manhã desta terça-feira (10), na agência do banco.

Para Joseildo, esta é mais uma conquista da população que vive na zona rural e revela a preocupação do Governo Federal com os agricultores e agricultoras familiares. “O nosso mandato cumpre a missão de orientar, mostrar os caminhos para a execução dessas políticas públicas que valorizam e melhoram a qualidade de vida das pessoas que vivem na zona rural”, disse.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Oiteiro, Maria de Lurdes, também comemorou este momento ímpar na história da comunidade. “Essa é uma conquista de todos nós. Durante muitos meses estivemos dialogando com a Caixa Econômica Federal e hoje podemos celebrar esse importante passo dado, que é a assinatura dos contratos pelos 21 beneficiários de nossa comunidade. Além das novas habitações, a nossa comunidade será beneficiada com geração de emprego, já que a mão de obra para construção das casas será das pessoas que vivem aqui”, afirmou. OITEIRO

Dona Lurdes também agradeceu ao deputado Joseildo por ter dado todo o suporte à associação. “Nós agradecemos ao deputado Joseildo que disponibilizou sua equipe para nos dar suporte durante todo esse tempo. O papel dos parlamentares é esse, mostrar caminhos, pois a luta deve ser da comunidade organizada”, finalizou.

Para o gerente da Caixa Econômica em Alagoinhas, Galdino Maia, a assinatura dos contratos para os beneficiários da comunidade de Oiteiro é um marco, pois se trata da primeira comunidade quilombola beneficiada pelo PNHR no território Litoral Norte/Agreste Baiano. “Essa assinatura de hoje tem um significado muito importante, pois é a primeira comunidade quilombola de nossa região a ser beneficiada com o PNHR. Já assinei contratos desse gênero em todo o Brasil, mas nunca presenciei tamanha alegria e luta como a do povo do Oiteiro”, assegurou.

O Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR integra o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e busca garantir subsídio financeiro para a produção de moradia aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Na comunidade do Oiteiro serão investidos mais de R$ 650 mil na construção de 21 novas casas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo