Alagoinhas sedia 5º Encontro Territorial entre municípios do programa “Educar com Você”

Educadores de Itanagra, Entre Rios, Cardeal da Silva, Esplanada e Inhambupe estiveram em Alagoinhas, na última quinta-feira (25), e se reuniram com profissionais do setor para o 5º Encontro Territorial entre municípios participantes do programa “Educar com Você”, realizado pela BSC/Copener em parceria com as prefeituras e com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP).

Com o objetivo de avaliar e monitorar os planos de ações do território a partir dos resultados e diagnósticos realizados na rede de ensino, o programa, criado em 2013, tem reunido professores, equipes e gestores das pastas de educação em eixos que têm como foco a formação continuada dos profissionais que atuam na esfera pública.

A intenção é que os dados e discussões desses encontros contribuam para o planejamento de ações pedagógicas, promovendo melhorias na aprendizagem e, por conseguinte, também nos índices de avaliações externas, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

O 5° Encontro, realizado em Alagoinhas, contou com a presença do secretário Tácio Lobo e contribuiu, segundo o gestor, para alinhar o seminário que acontecerá em dezembro, fortalecendo a educação do território.

A Secretaria Municipal de Educação ressaltou que a parceria com a BSC Copener/ICEP está pautada na formação continuada de professores, gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica, visando à melhoria do ensino e da aprendizagem na rede pública municipal.

Sobre o ICEP
O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo melhorar a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir da formação continuada aliada à mobilização social em territórios colaborativos, com a disseminação de conhecimentos e o incentivo à participação no debate político da Educação.

A parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Alagoinhas foi firmada em 2017, quando o ICEP e a SEDUC aplicaram provas de diagnóstico de leitura, escrita e produção textual a alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo