Presidente do TSE, Luiz Fux chega a Salvador segunda

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, estará em Salvador na segunda-feira, 30, e terça, 31, dentro do Programa Justiça Eleitoral Itinerante, quando palestrará e participará do projeto Políticos do Futuro, parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) com governo do estado – motivo pelo qual o ministro deve se encontrar com o governador Rui Costa (PT), pré-candidato à reeleição.

Será a última viagem do ministro a um estado da federação antes de deixar o cargo, no próximo dia 14, quando a ministra Rosa Weber assumirá a presidência da corte eleitoral.

Na quinta, 26, sem citar o nome do ex-presidente Lula (PT) diretamente, Fux disse à imprensa que o TSE será rigoroso com os candidatos ficha-suja. “Está fora do jogo democrático”, disse ele, quem estiver enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Para ser considerado ficha-suja, o candidato precisa ter sido condenado em segunda instância por um colegiado, como é o caso de Lula, condenado a 12 anos pelo TRF-4 por corrupção e lavagem de dinheiro.

A declaração do ministro acontece ao tempo em que o PT organiza mega Convenção, em São Paulo, para lançar a candidatura de Lula como presidente da República. O registro da candidatura do ex-presidente será protocolado dia 15/08 no TSE.

Programação

Junto com Fux virá o ministro-diretor da escola Judiciária Eleitoral e outras autoridades do TSE. Eles serão ciceroneados pelo presidente do TRE-BA, desembargador Edivaldo Rotondano.

Na segunda, Fux palestra e media debate a partir das 14h para magistrados, servidores e profissionais de direito no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa.

Já no dia 31, Fux participa de evento no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), das 9h às 12h, no bairro do Barbalho, quando será recebido por Rotondano e o governador Rui Costa (PT), pré-candidato à reeleição.

O projeto Políticos do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) tem como objetivo estimular a conscientização acerca da participação política de crianças e adolescentes”, explica o TRE-BA. Os estudantes participarão de votação simulada em urnas eletrônicas.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo