Argumentos pela libertação de Lula vinham sensibilizando ministros do STF

O advogado Sepúlveda Pertence, que representa Lula no STF (Supremo Tribunal Federal), entre outros, está visitando os gabinetes dos ministros da 2ª Turma da corte para defender a libertação do ex-presidente. Alguns argumentos têm sensibilizado os magistrados.

Um deles é o de que o petista, que aos 72 anos já se tratou de um câncer, estaria sentindo os efeitos da prisão. Relatos de quem viu o ex-presidente recentemente dizem que ele está mais magro. Um médico teve que visitá-lo duas vezes na cadeia depois de queixas de dor de garganta e de ouvido.

Outro argumento é o de que Lula estaria cumprindo pena por crimes como o de lavagem de dinheiro que não estariam enquadrados em decisões anteriores do próprio STF.

Uma das hipóteses que começa a ser discutida é a de Lula passar a cumprir prisão domiciliar. A 2ª Turma julgará na terça-feira uma cautelar apresentada pela defesa para que ele seja libertado.

Atualização: No fim da tarde de sexta (22), quando a edição da coluna já estava fechada, o ministro Edson Fachin, do STF, julgou prejudicado o pedido de Lula que seria julgado na próxima semana. O caso não será mais apreciado pela 2ª Turma.

 

Fonte: UOL Notícias

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo