No II Fórum de Meio Ambiente, prefeitura anuncia plantação de 4 mil árvores

O II Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Alagoinhas aconteceu na noite desta quarta-feira (23), no Centro de Cultura, com a participação do prefeito Joaquim Neto, secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio, vereador membro da comissão de meio ambiente da Câmara de Vereadores, Thor de Ninha, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA), José Antônio, presidente da ONG Anjo de 4 Patas e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), compuseram a mesa de abertura.

Nesta primeira noite de evento as ações municipais para contribuição da preservação ambiental foram destacadas, como por exemplo, a recuperação do aterro sanitário, investimentos em saneamento básico, fortalecimento de cooperativas para estruturação da coleta seletiva no município e a plantação de mudas de plantas em diversos pontos da cidade, contribuindo não apenas para o processo de arborização no sentido estético, mas, como ação importante para o equilíbrio entre intervenções humanas e natureza.

“Até o fim da gestão iremos plantar mais de 4 mil mudas de árvores. Isto significa melhorar nosso ar, contribuir para preservação de espécies e trazer para a população a importância de pensar verde”, disse José Edésio.  Ainda de acordo com o gestor da pasta, as discussões promovidas pelo fórum serão encaminhadas à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), em formato de carta, que deve ser também apresentada ao Ministério do Meio Ambiente.

Com público estimado de 3 mil pessoas durante os três dias de evento, a SEDEA disponibilizou mudas de espécies variadas para adoção, como forma de incentivar os participantes no processo de plantio de árvores. “Essa é a primeira vez que eu venho ao Centro de Cultura, mesmo sendo de Alagoinhas e não poderia ter sido em oportunidade melhor. Eu, como estudante do curso técnico de meio ambiente fico feliz de ver o poder público preocupado com a sustentabilidade e empenhado em trazer informação para as pessoas. Acabei de adotar uma muda e já incentivei amigos para fazerem o mesmo”, conta Joseane Santos.

O prefeito Joaquim Neto considera o debate relevante e aposta no Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade como um modelo que deve ser adotado regionalmente. “Alagoinhas é uma cidade pujante e tem crescido muito, por isso nós sempre estivemos preocupados e atentos para estratégias de destinação adequada dos efluentes e resíduos sólidos. Por isso que estamos investindo em saneamento básico, através dos programas Saneamento Para Todos e PAC 1 e 2, além da recuperação do aterro sanitário. Acredito que outra contribuição importante é a transformação deste debate num evento regional, para que a gente possa discutir amplamente”, afirma.

De acordo com a SEDEA, ainda em 2018 serão plantadas 500 mudas de plantas e realizadas ações ambientais de conscientização, para além do fórum, como por exemplo, o projeto Eco Kids, que leva o debate sobre sustentabilidade para escolas do município. O II Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade segue até sexta-feira (25), quando serão realizadas visitas técnicas e oficinas de reciclagem e fotografia.

 

Fonte:  Secom PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo