Vacinação contra gripe disponível em Alagoinhas

Foi iniciada nesta terça-feira, 22, pela Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) a campanha de vacinação contra o vírus influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) do município. A meta da SESAU é vacinar 31.758 mil pessoas, em Alagoinhas, e alertar a população para ficar atenta aos prazos de vacinação e horários de funcionamento das UBS. Esta é 16ª campanha de vacinação contra a influenza, que segue até o dia 09 de maio.

Devem se vacinar indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças com seis meses e menos de cinco anos; as gestantes; as puérperas, até 45 dias após o parto; indígenas; pessoas portadoras de doenças crônicas não- transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população carcerária e funcionários do sistema prisional.

A diretora de Vigilância em Saúde Tâmara Jacó (SESAU) afirmou que estamos prestes à mudança de temperatura, com a chegada do inverno, e as pessoas ficam mais suscetíveis à gripe, sendo necessária a administração da vacina, já que ela é principal intervenção preventiva. “É de fundamental importância que as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima para se imunizarem contra a doença. A vacina é segura e não causa nenhum tipo de reação”, explicou.

No sábado, 26, acontece o Dia Nacional de Mobilização, momento em que a secretaria disponibilizará a vacina para o maior número de pessoas possíveis. Para isto, todas as Unidades de Saúde estarão funcionando, inclusive as da zona rural, a partir das 8h. Este ano será montado um esquema especial de vacinação onde equipes serão destinadas aos locais de difícil acesso e em alguns conjuntos residenciais.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente às crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A OMS – Organização Mundial de Saúde – faz vigilância mundial do vírus influenza em mais de 80 países, inclusive o Brasil.

Fonte: SECOM – Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo