Prefeitura entrega últimas unidades habitacionais do Conjunto Linha Verde

“Eu morava lá na roça e depois que meu avô morreu a gente ficava na rua. Não dá para ficar indo morar na casa de um e outro, né? Agora eu vou morar perto do parque, da quadra e o ônibus passa bem aqui na minha porta. Sorte, né?”. Enquanto os olhos brilhavam de alegria, Lara, 8 anos, puxava a equipe de reportagem pelo braço docemente para apresentar o seu novo lar. A criança que veio da zona rural, agora conta com um imóvel completo: dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além do sistema de aquecimento de água para os dias frios, com utilização do sistema de energia solar – promovendo economia e sustentabilidade.

O sonho da casa própria virou realidade para as 500 famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, intermediado no município pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Na manhã desta sexta-feira (27), os 80 contemplados remanescentes receberam as chaves dos imóveis das mãos do prefeito Joaquim Neto e do secretário de assistência social, Alfredo Menezes.

“Fico muito feliz de finalizar este ciclo hoje realizando a entrega das últimas unidades do Conjunto Linha Verde. Vamos fazer daqui o melhor lugar para se morar em Alagoinhas. Temos o desejo de construir o hospital municipal e já temos a faculdade de medicina. Vamos aumentar as linhas de ônibus e estender os horários para dar melhor mobilidade aos moradores, investimos na iluminação instalando mais de 50 braços de luz nas ruas, contribuindo também para a segurança, para além da ronda da Guarda Municipal que será intensificada”, garante Joaquim Neto.

No conjunto centenas de histórias se misturam, assim como da Tainara, 8 anos e Aila de apenas dois. As garotas acabaram de se conhecer durante a entrega das chaves e já desenvolveram uma grande amizade. “Eu amei tudo aqui. O parquinho é ótimo e eu já fiz várias amigas hoje, brinquei no balanço, na gangorra e ainda tem pracinha e quadra. Eu moro lá no fundo, mas vou brincar todo dia aqui com minhas amigas Aila e Lara”, conta a menina.

Este conjunto habitacional é o primeiro de Alagoinhas a contar com um sistema sustentável de consumo de energia com a utilização do sistema de energia solar para o aquecimento da água dos chuveiros das casas. “É uma inovação importante e necessária. Tudo foi feito com muito cuidado e respeito com as pessoas porque essa construção significa o sonho de cada um deles, a transformação de vida para 500 famílias e isso é muito significativo”, conta Alfredo Menezes.

Morador há um mês, Aldair Antônio fala da felicidade de ter a casa própria após o casamento. “Todo mundo quando casa quer ter um lugar para descansar e foi uma maravilha conseguir essa casa aqui. Esperamos muito tempo e graças a Deus realizamos nosso desejo”, diz. Já Adílio Andrade recebeu hoje a chave do seu imóvel e revela a expectativa pela casa própria. “É um sonho antigo ter a minha casa e agora sim eu tenho meu lugar. Quando eu vi que fui contemplado foi uma alegria, uma emoção tão grande que eu nem sei falar. Gostei muito do lugar, achei tranquilo e organizado”, conta.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Durante a entrega das unidades o prefeito aproveitou para anunciar os atendimentos de saúde que serão oferecidos no conjunto, através do Ônibus da Saúde, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que visitará os moradores no dia 18 de maio. Além disto, a partir do dia 2 de maio começa a circular os ônibus escolares que farão o transporte dos estudantes que moram no empreendimento e estão matriculados nas escolas do centro da cidade.

 

Fonte: Secom PMA/Foto: Roberto Fonseca

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo