Caso Marielle dá munição a ato pró-Lula e à democracia

O ‘ato pela democracia’, ponto alto do Fórum Social Mundial na Bahia, organizado para ser um grande apoio à candidatura do ex-presidente Lula e contra sua prisão, não contou com a presença das autoridades latinas que estavam previstas na quinta-feira, 15, somente a do presidente de Honduras Manuel Zelaya , e nem lotou o estádio de Pituaçu, que tem capacidade para mais de 32 mil pessoas. Mas, o assassinato da vereadora psolista, Marielle Franco, no Rio de Janeiro, acabou pautando os discursos e servindo de munição para Lula e aliados políticos, ao lembrarem que sua morte representaria um reflexo do ‘golpe’.

A ex-presidente Dilma Rousseff, que está em Salvador, não compareceu ao evento. Acabaram desistindo de última hora os ex-presidentes Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai). A ideia inicial era a de que eles assinassem uma carta de desagravo ao ex-presidente do Brasil. A pré-candidata à presidência da República, Manuela D´Ávila (PCdoB) e o governador Rui Costa (PT), além de parlamentares baianos e europeus ocuparam as cadeiras.

Ao subir ao palco montado em frente ao gramado do estádio, o ex-presidente Lula foi ovacionado por militantes. Pouco antes, ele foi recebido por tribos indígenas que fizeram pajelança com incensos para “fechar seu corpo”. Ele chegou a dizer que quantidade de pessoas [no evento] não representa qualidade de ideias. Alguns militantes chegaram a invadir a área reservada inicialmente a convidados e imprensa, para ficarem mais próximos do líder petista.

Após lembrar das conquistas sociais e de direitos humanos em seu governo, Lula disse que “eles” (os adversários políticos) acham que irão resolver o problema do Rio de Janeiro colocando o Exército nas ruas, “mas o que a gente coloca: saúde, escola, educação…”. Pouco antes, o ex-presidente havia dito que os “facínoras” que mataram Marielle “não perceberam que só mataram a carne, mas que as ideias dela são muito mais fortes do que quando ela estava viva. Todo mundo agora é um pouquinho Marielle”.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo