1º Encontro sobre Plano Sustentável do Distrito Industrial é realizado em Alagoinhas

A Prefeitura Municipal, em parceria com a AVSI Brasil, promoveu, na última quarta-feira (31), o 1º Encontro sobre Plano Sustentável do Distrito Industrial. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), o objetivo principal era reunir de forma participativa instâncias municipais e atores relevantes para o encaminhamento de um Plano Sustentável.

Segundo Paula Leopoldino, da AVSI Brasil, durante o evento, a organização apresentou 7 estudos desenvolvidos em um período de 2 anos e meio para refletir sobre a questão do desenvolvimento sustentável. “As pessoas foram convidadas a pensar as causas dos problemas daquelas regiões, porque, geralmente, se pensa muito na consequência, né? A gente queria uma discussão mais profunda”, pontuou.

Os participantes foram divididos em 8 mesas com temas para debate. A intenção era que os grupos encontrassem a raiz dos problemas, elaborassem um diagnóstico e apresentassem propostas de ações para mitigar os efeitos dos problemas apontados.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente destacaram que o processo de identificação das causas foi importante para detalhar as proposições. Eles também afirmaram que ouvir as empresas foi interessante principalmente no que tange às discussões sobre mercado de trabalho, já que, ao escutar as expectativas dos empregadores, a SEDEA pode encontrar um viés mais claro das áreas de capacitação demandadas pelas organizações.

Paula Leopoldino informou que a previsão, a partir de agora, é que sejam realizados mais dois encontros. “O encaminhamento para o 2º encontro vai ser aprofundar essas ações sugeridas e criar uma matriz de materialidade. Vamos aprofundar as ações preliminares para que, no terceiro, possamos desenvolver um Plano de Desenvolvimento Sustentável construído de forma conjunta; não só o poder público, mas a sociedade civil e o setor privado”, explicou a representante da AVSI Brasil.

Estiveram presentes na dinâmica o Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Edésio, o Secretário de Assistência Social, Alfredo Menezes, servidores, representantes de empresas e membros das organizações. O próximo encontro está marcado para o dia 20 de fevereiro.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo