Associados da ABCegos iniciam 1ª Semana da Inclusão no TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, na tarde de segunda-feira (23), integrantes da Associação Baiana de Cegos (ABCegos) para realização do recadastramento biométrico. A ação serviu de abertura da 1ª Semana da Inclusão do órgão, que ocorre até esta sexta-feira (27). Associados e seus acompanhantes foram recebidos pelo presidente do TRE baiano, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e pelo procurador Regional Eleitoral da Bahia, Cláudio Alberto Gusmão Cunha.

A 1ª Semana da Inclusão tem o objetivo de estimular o recadastramento biométrico dos eleitores que possuam algum tipo de deficiência, seja física ou mental. Atualmente, conforme cadastro da Justiça Eleitoral, dos quase 2 milhões de eleitores de Salvador, 13.631 são autodeclarados deficientes. As ações da Semana da Inclusão ocorrem na capital, exclusivamente na sede do TRE baiano e nos postos de atendimento localizados nos shoppings da Bahia, Paralela e Center Lapa.

Conforme o presidente do TRE baiano, desembargador Rotondano, o recadastramento biométrico das pessoas com deficiência contribui para uma melhor preparação das Eleições 2018. “Com o recadastramento, começamos a traçar um novo perfil do eleitorado, com informações atualizadas sobre o quantitativo de eleitores com algum tipo de deficiência. Isso é muito importante para nós, pois nos permite planejar melhor as eleições vindouras no que diz respeito às seções especiais de votação”, completou.

Para o presidente da ABCegos, Everaldo Neris, a realização de uma semana voltada ao incentivo do recadastramento biométrico dos eleitores com deficiência “é louvável, pois chama a atenção dos deficientes, em especial os visuais, para a importância da nossa participação no processo eleitoral. Agradeço ao TRE da Bahia por reservar este espaço para nós”, disse.

Durante os cinco dias da 1ª Semana da Inclusão (23 a 27 de outubro), eleitores com deficiência, além do habitual atendimento preferencial nos cartórios eleitorais, das 8h às 18h, terão atendimento exclusivo no mezanino do Tribunal, das 13h30 às 17h30.

 

Fonte: Ascom TRE-BA 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo