Curso Técnico de Teatro une arte e educação

Nomes consagrados do teatro e da dramaturgia, como William Shakespeare e Naum Alves de Souza, fazem parte do cotidiano dos alunos do Centro Estadual de Educação Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, o único da Região Nordeste a oferecer o curso técnico de Nível Médio em Teatro. A peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare, fez sucesso no Teatro Municipal de Ilhéus, e o espetáculo “Epa! Quem Viu, Quem Vê”, baseado na obra de Naum, chega aos palcos da casa em outubro.

Em cena ou nos bastidores, quem encanta o público são alunas como Amanda Oliveira, 16 anos, que em “Epa!” assume a personagem Adiantada, e
Raromene Santos, 18 anos, que se dedica à arte dos figurinos. “O teatro me ajuda em tudo. Eu era muita tímida e consegui me desenvolver melhor nas outras disciplinas”, diz Amanda. “Aprendo demais no teatro, tanto para a escola quanto para a minha vida pessoal”, afirma Raromene.

“Já são quatro espetáculos em dois anos”, lembra Valdiná Guerra Félix, professora e articuladora do curso técnico de Teatro. “Além da formação básica para ser ator, o curso também forma o aluno para assumir funções técnicas dentro do teatro, como cenotécnica, iluminação, sonoplastia,  fotografia cênica, maquiagem, figurino, direção, dramaturgia e atuação”, completa a professora.

Além de preparar os espetáculos, os alunos realizam ações de cidadania como o Projeto Clown, desenvolvido com o 2º ano do curso técnico de Teatro e dividido em quatro pré-projetos que estão sendo aplicados em instituições educacionais de amparo ao idoso e à criança. (Casa de Abrigo Renascer, Abrigo São Vicente de Paulo). “O projeto visa desenvolver no público-alvo habilidades como afetividade, cognição e interação entre as partes envolvidas.

Além de vincular o trabalho da arte teatral ao uso do lúdico, para as crianças, e ao resgate da memória com os idosos”, explica Valdiná.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo