Fecomércio prevê aumento de 4,6% nas vendas no mês do Dia das Crianças

Os dados estimados pela Fecomércio-BA para o Dia das Crianças mostram uma expectativa de vendas em outubro de 4,6% acima do ano passado, chegando a R$ 4,7 bilhões no mês. Nos dias que antecedem o Dia das Crianças, o total de vendas deve subir R$ 72,2 milhões, ou seja, 4,6% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Isso indica que os setores diretamente relacionados à data podem se preparar para comemorar o desempenho positivo após três anos de resultados negativos. 

O Dia das Crianças costumava ser a última data em importância  para o varejo antes do Natal. Recentemente o país recepcionou e aderiu à Black Friday, que no seu país de origem é considerada a abertura oficial da temporada de Natal e festas de fim de ano. No Brasil a data ainda é uma novidade e muito mais focada no comércio eletrônico. Isso não diminui a importância da data/promoção em si, mas é importante que se conheça um pouco melhor o conceito para que se avalie de forma adequada os resultados. Com isso teremos duas datas importantes para avaliar o desempenho do varejo antes da data mais importante que é o Natal. 

Vale  lembrar que as vendas no Natal crescem cerca de 30% em relação à média do resto do ano, em grande medida por conta da injeção do 13º Salário na economia que se concentra entre o final de novembro e começo de dezembro. Também vale sempre lembrar que não são as datas que puxam o desempenho do varejo e sim o contrário. É a economia a pleno vapor que garante bom desempenho de vendas nas datas comemorativas, inclusive e principalmente no Natal. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo