Coleta Seletiva será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Alagoinhas realiza no próximo dia 6 de setembro, às 8h30, audiência pública sobre “Coleta Seletiva”  que abordará também s tema “Lixo Eletrônico e Logística Reversa”. A proposta é do vereador Thor de Ninha que milita em defesa do meio ambiente e pela inclusão social. O objetivo do evento é a conscientização da população sobre a importância da temática, além de traçar planos de ação e novas perspectivas para o município.

“Estamos buscando mudança de comportamento, tanto do poder público quanto da população. Precisamos de novas atitudes, novos hábitos de consumo, de combate ao desperdício. É preciso incentivar a reutilização, o reaproveitamento dos materiais recicláveis, o compromisso com o meio ambiente e, claro, com a reciclagem. Todos somos responsáveis pelos resíduos e pela coleta seletiva.  Felizmente, a nossa cidade já desperta para a importância do reaproveitamento, temos cooperativas que fazem um excelente trabalho, mas é preciso ampliar as ações, responsabilizar a Prefeitura e cobrar que ela desempenhe um papel que é dela”, justificou o vereador.

Thor também destacou que a coleta seletiva faz bem para a economia, tendo em vista que o resíduo volta para a indústria, diminui custos de produção e poupa o meio ambiente.

 Já a logística reversa está prevista na Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010,  e consiste na devolução dos resíduos eletrônicos aos seus fabricantes, para isso, o poder público pode celebrar termos de compromisso com fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, e a comunidade precisa estar consciente do seu papel.

“Com os avanços da tecnologia e a vida moderna vamos ficando cada vez mais dependentes de eletrodomésticos, celulares, computadores, tablets e tantos outros produtos eletrônicos, que não podem ser descartados em qualquer lugar, pois contaminam o solo e os lençóis freáticos. A logística reversa é uma responsabilidade de todos nós”, explicou o vereador Thor.

Estará presente na audiência o professor Luiz Rodriguez Figueroa, integrante do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus II), que fará uma palestra sobre a importância da coleta seletiva e os riscos que o descarte inadequado representa para o meio ambiente. Também estão convidados para participar do debate o Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Inclusão Digital, a Coral e a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedea), Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Serviços Públicos (Sesep).

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo