“Eu e você, fazendo mais pela Educação” é o tema da Semana Pedagógica 2014

O prefeito Paulo Cezar participa na segunda-feira, 3, da cerimônia  de abertura da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação (SEDUC), exortando o corpo docente, diretores e pedagogos para manter a boa qualidade do ensino fundamental e infantil sob a responsabilidade do município. Valorização dos professores, com plano de cargo e salários; cursos de aperfeiçoamento; reformas de escolas e ampliações; construção de unidade escolar; aquisições de materiais didáticos e de ônibus escolares foram algumas ações nos últimos cinco anos da atual gestão municipal.

“A educação municipal é a base de tudo, porque lidamos desde das creches até a formação do jovem, no Fundamental, quando parte para definir qual profissão exercerá no futuro. Por isso que a administração vem dando todas as condições para que o secretário Caio Castro realize um trabalho de qualidade”, afirmou o prefeito. Completando a avaliação, Paulo Cezar citou que o IF Baiano e o sistema Fieb/Senai (ambos com cursos técnicos) chegam a Alagoinhas com o propósito de completar esse quadro.

A Semana Pedagógica será realizada de 3 a 7 de fevereiro,  com o tema “Eu e você, fazendo mais pela Educação”. A abertura, 3,  que acontece no Salão Orion do Hotel Áster, às 7h30, terá palestra do escritor e doutor em História e Filosofia da Educação, Gabriel Perissé. O evento tem como objetivo discutir o processo ensino-aprendizagem, a qualidade do ensino e as práticas pedagógicas, além de traçar ações inovadoras para o ano de 2014, com o aprimoramento pedagógico.

No dia 4, acontecem oficinas de educação infantil para professores de creches (2 e 3 anos de idade) e para professores de escolas (4 e 5 anos de idade), no Cetep, e na Escola Municipal Marcos Maciel, para professores das séries finais do Ensino Fundamental. No dia 5, será realizada a oficina do Ensino Fundamental para séries iniciais, no Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA).

No dia 6, acontecem oficinas de Educação Inclusiva e Ações Socioeducativas, no Cetep, e sobre Educação Infantil para os auxiliares de creche, na Escola Municipal Marcos Maciel. No turno da noite, será ministrada Oficina da Educação para Jovens e Adultos (EJA). No último dia (7), no período da manhã, é a vez da Oficina da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão Escolar (DDGE), destinada a cozinheiras e gestores escolares. Na parte da tarde, a oficina é voltada para os gestores escolares.

O palestrante Gabriel Perissé é formado em Letras pela UFRJ em 1985, e obteve o grau de Mestre em Literatura Brasileira (1989) pela USP. Desde 1983 ministra palestras e cursos sobre literatura, educação, ética e temas afins.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo