Estudantes participam de intensivo para as provas do ENEM

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Frederico Costa, localizado no bairro de Vila Laura, em Salvador, já estão em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Ao intensificar a preparação para as provas, a turma está envolvida no projeto FREDEM. Trata-se de um intensivo que promove revisões todas as segundas-feiras, com aulões no contraturno das aulas regulares, estimulando, assim, o aprendizado dos envolvidos.
O intensivo, iniciado há um ano, conta com aulas ministradas por alguns professores da unidade escolar e por estudantes universitários convidados da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apoiam a iniciativa de forma voluntária. As aulas acontecem das 13h30 às 16h, tempo dedicado para a promoção de debates sobre temas da atualidade, exibições de filmes, dicas de redação, análise de textos, aulas expositivas sobre os conteúdos das disciplinas e simulados.
Segundo a professora aposentada e idealizadora do projeto, Lívia Santarém, que atualmente atua de forma voluntária, o projeto tem contribuído muito para o aprendizado dos estudantes. “Estas aulas estão estimulando os estudantes porque discutimos diversos assuntos, nos quais eles expressam suas opiniões, revisam os conteúdos e melhoram o desempenho na escola. Além disso, eles têm o suporte da página do FREDEM no Facebook, onde disponibilizamos os resumos das aulas anteriores, bem como vídeos e textos trabalhados”, revela a educadora.
A estudante Laura Beatriz Imbiruçu, 17, 3º ano, está participando das aulas desde o início do ano. “Gosto muito das aulas porque complementam os estudos e são trabalhados conteúdo específicos do ENEM. São aulas dinâmicas, que fogem da monotonia da sala de aula convencional, pois discutimos temas atuais e isso contribui para a construção do nosso senso crítico”, afirma, animada.
Quem também não perde um dia de intensivo é Lucas Pereira de Jesus, 17, 2º ano. “Aproveito os momentos de aulas do FEDREM para tirar dúvidas, anotar dicas e ampliar minhas horas de estudos. Estou muito entusiasmado porque vou fazer o ENEM, este ano, pela primeira vez e o intensivo está me ajudando muito nessa preparação”, diz o estudante.
Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo